terça-feira, 20 de março de 2018

Treino Operacional: Bombeiros de Azambuja e Alcoentre Juntos em Cenário Multivítimas


Foi através de uma parceria entre os Bombeiros de Azambuja e Alcoentre que se efectou um treino operacional com vista a melhorar a resposta em cenários multivítimas.

A resposta a este tipo de cenários extravasa o comum habitual dos acidentes de viação que os Bombeiros enfrentam no dia-a-dia levando a que estas situações precisem de formação e treino específico por forma a aumentar a interacção entre as equipas de socorro.

O concelho de Azambuja foi convidado a participar e das três entidades de socorro com responsabilidade nestas matérias duas responderam de forma afirmativa a este desafio.

O treino conjunto permitiu não só a melhoria colectiva mas também o fortalecimento de laços entre as duas corporações, enriquecendo a qualidade de socorro prestado não só nestes cenários mas em todos os outros em que os corpos de Bombeiros possam estar envolvidos juntos.

Todo o treino operacional foi acompanhado por dois formadores de desencarceramento que mais do que rapidez na execução procuraram corrigir e melhorar técnicas por forma e melhorar a prestação do trabalho das equipas envolvidas.

A aplicação da triagem START foi também alvo de treino, garantido assim uma resposta melhorada por parte dos mais graduados na função de comandante de operações de socorro, levando também a melhorias significativas na interação com outras entidades no futuro como forma de melhorar a capacidade de resposta e de despacho de meios de outras entidades envolvidas neste tipo de cenário no futuro.

Este evento só foi possível graças ao apoio da Rodoviária de Lisboa, da Câmara Municipal de Azambuja, dos escuteiros de Azambuja, dos Bombeiros de Caneças e dos formadores envolvidos.

Fotografias: Sérgio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário