terça-feira, 20 de março de 2018

Camas para queimados

Hospitais de Coimbra vão ter mais três camas pediátricas.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai ser dotado com um bloco operatório com três camas pediátricas para queimados, avançou a Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques.
«Queremos equipar a sexta sala do hospital pediátrico, esperando nunca ter de a utilizar. O hospital está, desde 2011, dotado com três camas para queimados, mas estas não estão formalmente constituídas. Há uma sexta sala de reserva onde poderá ser aberto um bloco operatório dedicado aos queimados pediátricos», explicou a responsável.
De acordo com Rosa Reis Marques, trata-se de um investimento de «85 mil euros, mais IVA», para equipamento (ventiladores, equipamento de bloco operatório), além de pequenas obras de adaptação. O orçamento já se encontra na tutela e a obra poderá ser realizada «mais agilmente, se houver algum redirecionamento de verbas do quadro comunitário», acrescentou.
A sexta sala existe desde que o hospital foi construído, mas não foi colocada em funcionamento, pois o número de camas existentes «era considerado adequado às necessidades», explicou.
Rosa Reis Marques salientou que no Hospital Pediátrico de Coimbra foram atendidas 119 crianças na unidade de queimados, entre 2012 e 2017, sendo que em 2017 foram assistidas 15, duas das quais originárias dos fogos florestais. «A dotação de camas é adequada, mesmo em situações de catástrofe, no entender da ARSC», sublinhou.
Relativamente à resposta a situações de emergência em idade adulta, Rosa Reis Marques explicou que «não irá ser feito nenhum desinvestimento, nem diminuição do número de camas».
«Já estava proposta a requalificação dos cuidados intensivos. Para além das 30 camas, foram pedidas mais 30 para cuidados intermédios de nível II. E que nesta unidade seja instalada uma unidade de queimados com 10 camas, o que exige uma modernização dos equipamentos que está a ser analisada pela ARSC», explicou a responsável.
O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro, referiu que o CHUC dispõe de 29 camas dispersas por três unidades, que não estão contíguas, e que a dos queimados adultos é uma quarta unidade que está, igualmente, num espaço distante das outras.
«Está prevista a concentração dos serviços numa unidade com ligação à urgência. Nesta versão atual, o CHUC quer integrar a unidade dos queimados. Além de que temos a intenção de criar condições nas camas de nível II para que, em caso de contingência, possam transformar-se em nível III e nunca o contrário», disse.
O responsável considerou ainda que «a concentração das unidades tem ganhos no desenho funcional, no que diz respeito às necessidades atuais», sendo que a unidade integrada de cuidados intensivos prevista irá custar cerca de 25 milhões.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde assinou um despacho, após os incêndios de outubro de 2017, no qual prevê um conjunto de disposições para a implementação de resposta a situações de emergência na área dos doentes queimados até 2020.
Fonte: LUSA

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário