quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Cozinhar ComPaixão

Quatro professoras, um projecto ambicioso, muita compaixão e uma pitada de empatia: eis a deliciosa receita para abolir o consumo de carne das mesas dos portugueses. Difícil? É só seguir todos os passos de Cozinhar ComPaixão.

As professoras Maria João Lima, Cristina Nunes, Maria Beatriz Vaudano e Ana Cristina Marques juntaram-se para criar Escola Vegana, um projecto implementado na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, na qual leccionam.

À redução do consumo de açúcar, sal, alimentos processados e químicos, as quatro docentes acrescentaram um objectivo ainda mais ambicioso: abolir o consumo de proteína animal.

Da criação do projecto até à edição do livro Cozinhar ComPaixão, pela Guerra e Paz, foi um passo. A ideia é dar a conhecer o projecto Escola Vegana aos agrupamentos de todo o país, para que possam fazer escolhas mais saudáveis e divertidas nas cantinas escolares, e mostrar à população em geral que é possível manter uma alimentação saudável com produtos exclusivamente portugueses.

O respeito pela natureza, a sustentabilidade, assim como a compaixão e empatia pelos animais que habitam o nosso planeta são palavras de ordem deste movimento vegano.

Acha difícil que o povo português prescinda de algumas das suas iguarias? Então espere para ver as delícias que estão nas 184 páginas de Cozinhar ComPaixão, um livro totalmente ilustrado, com surpreendentes propostas, que farão um aficionado de rojões pensar duas vezes.

E se está relutante pelo desconhecimento deste novo «mundo verde», nada tema: este livro irá ajudá-lo desde a escolha dos produtos até à sua aplicação na cozinha. E nem tem de se despedir dos seus velhos pratos favoritos: este livro apresenta várias recriações de pratos da cozinha tradicional portuguesa, entre os quais se destacam as favas à portuguesa, a caldeirada, o rancho e o arroz-doce.

A opinião clínica foi tida em conta, pelo que as quatro professoras visionárias convidaram a naturopata Cátia Antunes, autora do livro 365 Dias com Saúde, para escrever o prefácio e atestar as receitas.

Mais do que um livro de receitas, Cozinhar ComPaixão é um livro de apologia gastronómica essencial para todos aqueles que pretendem aventurar-se a ter um corpo e mente saudáveis.

Cozinhar ComPaixão
Maria João Lima, Ana Cristina Marques,
Cristina Nunes e Maria Beatriz Vaudano
Não Ficção / Gastronomia
184 páginas · 16,8x21 · 16,90 €
Nas livrarias a 16 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

cid:image007.jpg@01D239BE.C76721C0
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Tel.  (+351) 213 144 488


Nenhum comentário:

Postar um comentário