quinta-feira, 11 de outubro de 2018

UCC de Avis assinala Dia Europeu da Saúde Oral



A Unidade de Cuidados na Comunidade de Avis assinalou o Dia Europeu da Saúde Oral, na passada quinta-feira, 12 de Setembro, com a concretização de várias atividades. A temática eleita para assinalar este Dia foi a Saúde Oral na Gravidez, tendo como enfoque principal a “melhoria da saúde oral durante a gravidez – um procedimento que pode ajudar, no futuro, a prevenir o aparecimento de cárie nos filhos” (in Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco).

Durante a gravidez, as alterações hormonais podem suscitar ou agravar problemas orais, como a inflamação das gengivas ou sangramento durante a escovagem dos dentes. Com o intuito de se prevenir estes problemas e tendo em atenção que os cheques dentistas emitidos pela DGS (Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco) continuam a ser superiores ao número de cheques utilizados, elaborou-se um cartaz para o dia em causa, bem como se distribuíram flyers durante as consultas de vigilância da gravidez, realizadas pela UCSP de Avis.

A abordagem foi feita diretamente às gravidas, no sentido de as esclarecer sobre os cuidados a ter para prevenir as odontalgias e a utilização correta do cheque dentista, revelando um feedback muito positivo por parte destas que se mostraram muito recetivas e agradecidas pela iniciativa, mostrando ainda o desejo de que este tipo de abordagens fossem perpetuadas noutros dias comemorativos.

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário