terça-feira, 4 de junho de 2019

Évora | Espectáculo AMIG...STÍCIO encerrou o Artes à Escola



O espectáculo “AMIG…STÍCIO: Vencer não é Convencer” - que teve lugar no dia 31 de Maio, no auditório da Escola Secundária Gabriel Pereira - encerrou a primeira edição do programa municipal Artes à Escola.

Direcionado para alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade, o espectáculo, que incluiu teatro, música e pintura, foi criado por Paulo Roque, Júlio Quirino e Quarteto de Clarinetes Ma Non Troppo (Ana Beatriz Martins, Hélia Varanda, Mariana Abreu e Patrícia Camelo), a partir de textos de Major Francisco José de Barros, Joaquim dos Santos Andrade e Miguel Unamuno.

Centra-se no Dia do Armistício, que marca o fim da Primeira Guerra Mundial, a 11 de Novembro de 1918 e comemora o Armistício de Compiègne e o fim das hostilidades na Frente Ocidental. A pintura Dia do Armistício, de Júlio Quirino (tendo como base uma fotografia tirada no referido dia), “é o pretexto para refletir sobre guerra, paz, liberdade, identidade, memória; sobre um futuro assente na democracia, igualdade, solidariedade; sobre a esperança de um mundo melhor, de um sorriso que se sobrepõe às armas”.

A Vereadora responsável pelo Pelouro da Educação na Câmara Municipal de Évora, Sara Dimas Fernandes, assistiu a este espectáculo, tendo manifestado a sua satisfação pela qualidade constatada. Destacou ainda a importância de entrosar a arte com a educação, patente neste projecto que cumpriu em pleno os seus objectivos, levando a arte à escola e permitindo aos alunos a descoberta desta e das instituições que a produzem.

Recorde-se que o Artes à Escola é um projeto municipal que disponibiliza à comunidade educativa um programa cultural e artístico, oferecendo às crianças e jovens o acesso a várias áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem, formação e conhecimento. Promove também uma maior proximidade aos espaços culturais e às atividades que se produzem localmente, abrindo espaço para uma aprendizagem enriquecida, através do relacionamento e envolvimento com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário