terça-feira, 4 de junho de 2019

Loulé | Investimento de 1,3 milhões de euros requalificou o “Palácio dos Espanhóis”

Este sábado procedeu-se à inauguração da obra de reabilitação do emblemático Palácio Gama Lobo, conhecido pela maioria dos louletanos como “Palácio dos Espanhóis”.
Com um investimento de 1,3 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários, este trabalho foi concebido pelo arquiteto municipal Luís Guerreiro.
Sob o chapéu comum do “Loulé Criativo”, o imóvel acolherá os projetos do Turismo Criativo (que conta com 17 parceiros nas áreas da gastronomia, património, design, artesanato, fotografia, entre outras); o ECOA, Espaço de Conhecimento, Ofícios e Artes com as valências de residências e oficinas (Oficina do Caldeireiro, Casa da Empreita, Olaria e Oficinas do Relojoeiro e de Cordofones) e o Loulé Design Lab, que pretende apoiar a atrair a nova geração de criadores do Concelho, com uma grande ligação ao território, às matérias locais e à lógica de sustentabilidade, e das quais já resultaram residências criativas (“Mesa Ajudada” e “Designers de Loulé”).
Como referiu Henrique Ralheta, coordenador do Loulé Design Lab relativamente ao novo espaço, “trata-se de um edifício que irá potenciar todas estas atividades”, nomeadamente com uma área de venda, espaço de workshops, desenvolvimento do “laboratório” e um auditório.
“É muito importante encontrar um destino de uso para estes edifícios antigos e a participação do Design Lab, no contexto do Loulé Criativo, é uma forma também de fazer viver um edifício pela capacidade de usar a inovação, o conhecimento, a formação qualificada de jovens designers de Loulé e de outros pontos do país, que não se limitam a produzir para si mas trabalham com artesãos que estão a recuperar os ofícios tradicionais de uma forma muito interessante”, frisou o ministro Siza Vieira, que esteve presente na sessão. O Ministro com a pasta da Economia sublinhou ainda a importância deste espaço para “a atratividade de Loulé”: “uma cidade mais agradável para as pessoas que aqui vivem e mais um motivo de atração, que não só o sol e mar”.
Esta ideia é partilhada pelo presidente da Câmara, Vítor Aleixo, que acredita que este polo será, para o Município, “uma oportunidade para surgirem novas atividades e novos empreendedores nas aldeias e no interior do Concelho, para que estas zonas tenham a oportunidade de incorporar a cadeia económica do turismo, contribuindo igualmente para manter e inovar as tradições, festejar a identidade e criar um ecossistema favorável à criatividade”.
O Palácio Gama Lobo é um “edifício brasonado, antiga casa nobre, um marco da arquitetura civil de Loulé e um elemento importante na sua expansão e desenvolvimento urbano na segunda metade do século XVIII”, como explicou Vítor Aleixo. Este obra de requalificação junta-se à que foi, recentemente, alvo o Solar da Música Nova, que se encontra a poucos metros, que acolhe agora o Conservatório de Música de Loulé com a primeira escola pública de ensino integrado da música a Sul de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário