terça-feira, 4 de junho de 2019

Porto de Mós | Festas São Pedro 2019

Porto de Mós prepara-se para receber mais uma edição das grandes Festas São Pedro, entre os dias 28 de junho e 7 de julho, este ano subordinada ao tema da água, mantendo-se, assim, na linha estratégica definida pelo Município de Porto de Mós para o ano de 2019.

Ponto de encontro de amigos e familiares, a festa em honra do patrono do concelho de Porto de Mós, São Pedro, é dedicada sobretudo à comunidade, às suas gentes, usos, costumes e tradições, sendo um arraial popular que prima pela união de gerações!

Rico e repleto de animação, o programa de 2019 promete grandes momentos culturais, desportivos e gastronómicos, não fossem as Tasquinhas um dos principais pontos de atração das Festas.

Aliás, a vertente gastronómica das Festas São Pedro tem vindo a ter um papel cada vez mais marcante no seu programa, quer pela diversidade, quer pela qualidade das Tasquinhas, asseguradas pelas associações do concelho, que garantem a melhor tradição local à mesa. Dos tortulhos de Mira de Aire à Morcela do Alqueidão da Serra, as opções são infindáveis!

Não esqueçamos, ainda, que Porto de Mós é candidato a uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, com os Patéis de Mós, uma representação bem apetitosa da riqueza gastronómica deste território. Assim, nesta edição da feira haverá uma mostra gastronómica, integrada no espaço expositivo.

“Cozinha de demonstração” tem sido outra das apostas, trazendo chefes de renome para recriar aquilo que Porto de Mós tem de melhor nos usos, costumes e produtos locais, já para não falar dos famosos coscorões, que movem multidões que aguardam, ansiosas, pelo doce quentinho, saboroso e crepitante que o açúcar e a canela adornam no final.

Este ano as Festas acolherão, novamente, o popular programa da TVI “Somos Portugal”, dando-se a conhecer ao país e ao mundo, no dia 30 de junho, entre as 14h00 e as 20h00, fazendo-se, por isso, estender até ao Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo. Um dos pontos altos do programa será a procissão de São Pedro, que será transmitida em direto.

Destaque, ainda, para as Marchas de São Pedro, seguidas do espetáculo de fogo, na Avenida de Santo António; para o Festival de Folclore que culminará com o Grande Baile Folk, projeto que decorre há vários meses junto dos ranchos folclóricos do concelho; para a Procissão de São Pedro, o Picadeiro, os Espetáculos Equestres, a Feira de Artesanato e de Comércio, a Feira de Divertimentos, o Concurso de Beleza Canino e para os momentos altos do cartaz onde ressoam os nomes sonantes da música portuguesa: DJODJE, MARIA LISBOA, DEALEMA, CARMINHO e PAULO GONZO.

No final, o espetáculo pirotécnico convida a regressar à vila, a adorar o castelo e a viver, uma vez mais, a festa!

Entradas gratuita para todos os visitantes.

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário