sexta-feira, 28 de junho de 2019

Hospitalização Domiciliária em Ovar

Unidade de cuidados arranca com equipa de 10 elementos.
O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) arranca este mês com o serviço de hospitalização domiciliária. A cerimónia de apresentação pública do projeto, a decorrer entre as 11 e as 13 horas desta segunda-feira, dia 17 de junho, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar,  conta com a participação da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.
A sessão de encerramento vai estar a cargo de Delfim Rodrigues, Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Temas propostos para debate:
  • Hospitalização domiciliária
    • O futuro dos cuidados de saúde
      • Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro
      • Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
      • Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro
      • Hospitalar entre Douro e Vouga, EPE
  • Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar
  • Enquadramento da Unidade de Hospitalização Domiciliária no Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar
  • Critérios de admissão na Unidade de Hospitalização Domiciliária
  • «A arte de cuidar no domicílio»

A nova unidade tem por missão contribuir para o melhor nível possível de saúde e bem-estar dos indivíduos da área de abrangência do HFZ-Ovar, que necessitem transitoriamente (ou seja, durante fase aguda ou agudizada da doença) de cuidados de nível hospitalar, oferecendo-lhes um serviço de qualidade com o rigor clínico e a visão holística e humanizada da medicina interna, sempre que a permanência no hospital seja prescindível.
Esta unidade conta com uma equipa de 10 elementos que garantem a cobertura médica e de enfermagem, durante 24 horas, todos os dias do ano, inclusive nos feriados e fins-de-semana, em regime de presença física e prevenção.
A hospitalização domiciliária é uma prática recente em Portugal, tendo sido o Hospital Garcia de Orta o primeiro a ter uma unidade com esta valência, um modelo usado em vários países e que traz vantagens, como evitar infeções hospitalares multirresistentes ou reduzir os custos de internamento.
Genericamente, a hospitalização domiciliária serve como uma alternativa ao internamento convencional, mediante assistência contínua, tendo de ter a concordância do doente e da família.
O doente que esteja hospitalizado no domicílio tem acesso aos medicamentos exatamente como se estivesse internado no hospital.
Este modelo de assistência é diferente do apoio social no domicílio que já existe no Serviço Nacional de Saúde, uma vez que incide sobre a fase aguda de uma doença ou sobre a agudização da doença crónica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário