sexta-feira, 28 de junho de 2019

IPO de Lisboa | Apelo à dádiva de sangue

IPO Lisboa precisa de mais dadores de sangue.
No âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se celebra esta sexta-feira, dia 14 de junho, o Serviço de Imunohemoterapia do (Instituto Português de Oncologia) Lisboa inaugura oficialmente as novas instalações, numa cerimónia de homenagem aos dadores regulares do Instituto e de apelo à dádiva aos mais jovens.
O Serviço de Imunohemoterapia (SIH) do IPO Lisboa já está a funcionar nas novas instalações, no piso 2, do Pavilhão de Rádio.
No novo espaço, que está em funcionamento desde março de 2019, concentram-se todas as valências do Serviço: Banco de Sangue, Laboratório de Imunohematologia, Hospital de Dia de Transfusão e Unidade de Dadores de Sangue.
As obras efetuadas representaram um investimento de cerca de 700 mil euros e visam melhorar as condições de tratamento dos doentes, aumentar a capacidade do serviço na área das colheitas/dadores de sangue e oferecer as melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.
«A ampliação e requalificação das instalações do Serviço de Imunohemoterapia insere-se num plano integrado de melhoria e continuidade do IPO, que visa melhorar as condições de prestação de cuidados para os doentes e profissionais e responder ao crescente aumento da procura de cuidados em oncologia», sublinha Sandra Gaspar, Vogal Executiva do Conselho de Administração.
Em 2018, o IPO Lisboa registou 4.120 dádivas, das quais 500 foram componentes plaquetários por aférese. O número total de dadores inscritos foi de 4.527 sendo que, daqueles, 1.150 são novos dadores.
«No Dia Mundial do Dador de Sangue queremos realçar a importância da doação de sangue e de componentes na nossa Instituição, com o objetivo ultrapassar as 20 doações por dia. Queremos aumentar o número de dadores e de dádivas para podermos fazer face às necessidades crescentes: cerca de 1.700 doentes, 9 mil concentrados de eritrócitos e entre 15 a 20 mil concentrados de plaquetas», explica Dialina Brilhante, Diretora do SIH do IPO Lisboa.
Para a médica, a mensagem do IPO Lisboa é clara: «Queremos continuar a contar com os dadores regulares e lembrar os mais jovens que a dádiva de sangue ou de componentes é um dever de cidadania e um gesto de generosidade e de solidariedade que permite salvar vidas».
No IPO Lisboa, pode dar sangue total e componentes por aférese e, ao fazer a sua dádiva, também pode inscrever-se como dador de medula.
O horário é de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 16 horas, e ao sábado, das 9 às 11 horas.
O IPO tem estacionamento reservado e gratuito para os dadores.
___________________

Quem vive em Aveiro ou nos arredores, pode dirigir-se ao Posto Fixo da ADASCA em Aveiro, localizado no espaço indicado acima no cartaz.
Tomem nota deste conselho: não dêem férias à dádiva de sangue neste Verão. antes de iremos de férias venham até nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário