sexta-feira, 28 de junho de 2019

Juntos por um Verão Seguro 2019


DGS apela para que as populações evitem comportamentos de risco.
A Direção-Geral da Saúde, promoveu o evento «Juntos por um Verão Seguro 2019», no dia 11 de junho, em Monchique, em parceria com a autarquia e com o apoio da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
A iniciativa foi apresentada pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, o Plano de Contingência da Saúde Sazonal–Módulo Verão 2019, ativado entre 1 de maio e 30 de setembro e, eventualmente, noutros períodos em função das condições meteorológicas.
«As pessoas, principalmente as crianças e os mais idosos, devem manter-se informadas, acima de tudo, hidratadas, para evitarem problemas na saúde», sublinhou.
Na ocasião, a Diretora-Geral da Saúde apelou para que as populações evitem comportamentos de risco e tomem medidas preventivas em situações extremas de calor, de forma a não colocarem a saúde em perigo: «É essencial que as pessoas assumam comportamentos preventivos em condições meteorológicas extremas, ondas de calor, e evitem comportamentos de risco, nomeadamente, durante o período de férias».
Na opinião de Graça Freitas, no período das férias de verão, aquele em que as pessoas estão mais descontraídas, «existem mais comportamentos de risco, que é preciso evitar para diminuir o número de acidentes».
A existência do Plano de Contingência, possibilita a comunicação de risco à população e aos parceiros do setor da saúde; permite implementar medidas no âmbito da literacia, para capacitar os cidadãos para a sua proteção individual; permite um adequado planeamento, para garantir a resposta dos serviços de saúde ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.
Graça Freitas referiu que os organismos nacionais ligados à saúde, em articulação com os regionais e locais, estão preparados para «dar resposta ao plano de contingência traçado, embora exista alguma preocupação com a resposta da capacidade dos serviços em determinadas zonas, devido ao aumento da população sazonal».
À semelhança dos anos transatos, a Saúde Sazonal articula-se com outros programas da Direção-Geral da Saúde, na realização de atividades no âmbito da Literacia para a Saúde. Este ano foram apresentadas as principais recomendações do Programa Nacional para a Alimentação Saudável.
Neste âmbito ocorreu uma demonstração de showcooking onde foram apresentadas algumas ideias de receitas económicas e adequadas à estação do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário