segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Alvaiázere Cine


O projeto Alvaiázere Cine resulta do facto de Alvaiázere ser o concelho de nascimento do cineasta Fernando Lopes e do desejo de o homenagear e associar de forma inequívoca a este território.

O projeto em referência será estruturado e gerido por Hirton Fernandes Junior, mestre em artes performativas pela Universidade Federal da Bahia (Brasil) e doutorando em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Universidade de Lisboa. Salientamos a sua experiência em guionismo e realização, adquirida em estudos anteriores realizados na Argentina, em Espanha e Portugal.

O Alvaiázere Cine assenta num programa amplo que visa reiterar a presença decisiva de Fernando Lopes no contexto do cinema português, a sua trajetória desde o interior agrícola do país até se tornar, inclusivamente além fronteiras, numa das mais importantes figuras do Novo Cinema português; pretende, ainda, destacar a sua participação decisiva na criação do movimento cineclubista português.

O Alvaiázere Cine incluirá uma formação on-line de 150 horas, distribuídas em 04 horas semanais, entre fevereiro e outubro de 2021. Nesta formação os participantes terão a oportunidade de experienciar e dar corpo a um processo completo de criação de curtas metragens, desde a elaboração do guião até à sua exibição (da pré à pós produção, portanto). Esta etapa da formação culmina, em outubro/2021, com a exibição de pelo menos 3 curtas metragens, que serão produto do projeto, num minifestival a integrar na programação do Evento Alvaiázere Capital do Chícharo.

Ao longo dos meses do projeto serão simultânea e complementarmente estruturadas outras iniciativas que o Município de Alvaiázere pretende ver concretizadas: a realização do Festival Fernando Lopes de Curtas Metragem, a criação do Cineclube Fernando Lopes em Alvaiázere e, ainda, a realização de mais uma edição do Encontro Nacional de Cineclubes, desta vez também on-line, ainda que desejemos e tenhamos esperança que nessa altura já tenhamos ultrapassado o drama da pandemia Covid-19 que agora nos assola.

Inscrições através do www.cm-alvaiazere.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário