segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Biblioteca Municipal de Leiria apresenta em streaming novo livro de Paulo Costa ”Vamos enfrentar a tua ansiedade”

 

O novo livro “Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade”, do psicólogo Paulo José Costa, com ilustrações de Bruno Gaspar, será apresentado em streaming pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, na sua página de facebook, no dia 2 de fevereiro, às 18 horas, com a presença do autor.

Vivemos tempos estranhos, de características únicas, que irão fazer História – e não pelos melhores motivos. A covid-19 criou alterações profundas nas nossas vidas, exigindo rápida adaptação a tantas mudanças repentinas e prolongadas. Em especial nas crianças, a pandemia teve um impacto enorme, cuja profundidade e abrangência total estão ainda por estimar. Há, porém, efeitos que já são bem visíveis no âmbito da saúde mental.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% das crianças e adolescentes têm, pelo menos, uma perturbação mental. Em Portugal, os números são ainda mais preocupantes: quase 31% dos adolescentes têm sintomas depressivos. Por ser um cenário inédito de múltiplas incertezas, a atual pandemia veio contribuir ainda mais para o aumento da ansiedade infantil. “Nos últimos meses, foi esse o principal motivo que levou os pais às minhas consultas, à procura de apoio psicológico para os seus filhos”, explica o autor deste livro.

Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade é o segundo livro de Paulo José Costa, que já antes tinha sido coautor de Juntos no Desafio: guia para a promoção de competências parentais (2010), destinado a pais de crianças com diagnóstico de PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) e problemas de comportamento.

Paulo José Costa é assistente de Psicologia do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Recorrendo ao seu conhecimento e ampla experiência de prática clínica como psicólogo infantil, o autor procurou agora reunir em livro um conjunto de métodos e estratégias eficazes, capazes de ajudar as famílias neste momento crítico: através de uma história, apoiada por ilustrações sugestivas e pelo poder das metáforas, aliadas a uma série de recursos validados cientificamente.

Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade pretende envolver ativamente pais e filhos neste processo: juntos, poderão identificar as principais manifestações da ansiedade e aprender a dominá-la.

Dirigido a crianças entre 6 e 12 anos, o presente manual foi concebido para uma leitura conjunta entre pais e filhos, extensível a parentes próximos e cuidadores. Destina-se ainda a apoiar professores, educadores e alunos, podendo constituir também um importante complemento à intervenção psicológica em contexto terapêutico.

Muitos pais, familiares, professores ou psicólogos que procuram uma forma de ajudar as crianças a controlar a ansiedade têm neste livro a ferramenta de que precisavam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário