segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Sporting e Benfica disputam dérbi sob olhar atento de FC Porto e Braga


Sporting e Benfica protagonizam hoje o jogo 'grande' da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que será antecedido pela receção do FC Porto ao Rio Ave e a visita do Sporting de Braga ao Moreirense.

O dérbi, em Alvalade (21:30), assume proporções quase decisivas para as 'águias', que ocupam o terceiro lugar, com 33 pontos, menos seis do que os 'leões' (39), que lideram o campeonato e ainda não averbaram qualquer desaire na prova.

Em caso de triunfo, o Sporting 'cava' um 'fosso' de nove pontos para o rival, deixando-o numa situação frágil, embora matematicamente ainda passível de recuperação. Caso o dérbi termine com um triunfo benfiquista, a diferença ficará reduzida a três pontos e a luta pelo topo será relançada, face à proximidade do FC Porto (35), mas também do Sporting de Braga (30 pontos).

Se os 'verdes e brancos' não poderão contar com o médio Palhinha, que viu o quinto amarelo no Bessa, os 'encarnados' continuam a sofrer os efeitos do surto do novo coronavírus que atingiu a equipa e estarão privados do técnico Jorge Jesus, que se encontra a recuperar da covid-19.

Antes, às 19:00, o FC Porto, segundo classificado, recebe o Rio Ave, num encontro que marcará a estreia do regressado Miguel Cardoso ao banco dos vila-condenses. Os 'dragões' vão procurar tirar dividendos do dérbi, sejam eles a aproximação à liderança 'leonina', a 'fuga' ao Benfica ou até ambos.

De 'olho' em Alvalade estará também o Sporting de Braga, que visita o Moreirense, a partir das 19:45. Os 'arsenalistas', que ocupam o quarto lugar, podem igualar provisoriamente o Benfica no terceiro posto, caso superem o duelo diante do vizinho minhoto.

O primeiro embate do dia inicia-se às 17:00 (hora continental), nos Açores, onde o Santa Clara, nono classificado, com 18 pontos, recebe o Belenenses SAD, que tem menos três.

Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário