segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Coimbra | APCC procura voluntários para gravar e partilhar momentos culturais online

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) está à procura de voluntários – pessoas que já disponibilizavam o seu tempo ou outras que o queiram passar a fazer a partir de agora – para gravar e compartilhar pequenos vídeos de momentos culturais, no âmbito de uma ação de voluntariado à distância que pretende celebrar a cultura de diversidade da instituição.

Estes contributos poderão passar pelas áreas da literatura, música, desporto, teatro e literatura infantil e farão parte de um conjunto de conteúdos, onde se incluirão também recordações de atividades anteriormente realizadas na APCC, que começarão a ser partilhados brevemente na página de Facebook do Gabinete de Voluntariado, pelo menos uma vez por semana, sempre às 14H00.

“Cultura às 14”, assim se designa esta iniciativa virtual, colocará em evidência a importância de acolher a diversidade e valorizar as diferenças que nos rodeiam, numa altura em que é mais difícil a habitual partilha diária entre utentes, colaboradores e voluntários. Será, por isso, um ponto de encontro virtual de toda a comunidade da APCC, bem como uma janela aberta ao exterior.

Quem estiver interessado em participar, terá de contactar o Gabinete de Voluntariado através de mensagem direta na página de Facebook Holding Hands With Other Abilities (www.facebook.com/VoluntariadoAPCCoimbra) ou do e-mail kim.almeida@apc-coimbra.pt. Mais informações estão disponíveis no site da APCC, em www.apc-coimbra.org.pt.

“Cultura às 14” faz parte do programa “Limões para Limonada: Voluntariado à Distância”, promovido pela Associação como forma de permitir manter o contacto entre utentes e voluntários, apesar das alterações provocadas pela pandemia da Covid-19. Desta forma, antigos e novos voluntários têm dinamizado atividades remotas ou fora das instalações, como momentos musicais, leitura de histórias infantis ou videochamadas para conversar.

O voluntariado na APCC é desenvolvido nos âmbitos nacional e internacional. No primeiro, os voluntários ajudam os técnicos em diferentes respostas e serviços que envolvem diretamente os utentes, enquanto que, através do segundo, já vários jovens europeus passaram por Coimbra e portugueses realizaram programas no estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário