sexta-feira, 5 de março de 2021

Câmara de Águeda recebe distinção “Plano de Manutenção das instalações desportivas 2021”

 Numa votação feita pelos Municípios Amigos do Desporto, a Câmara de Águeda foi distinguida pelo seu trabalho em prol da melhoria das condições para a prática de desporto e da atividade física.

A Câmara Municipal de Águeda acaba de vencer mais um prémio na área do Desporto, atribuído pela Plataforma Cidade Social, desta vez relativo ao Plano de Manutenção das instalações desportivas 2021. A esta distinção junta-se as duas recebidas no final do ano passado, o primeiro lugar na “Presença Digital no Desporto do ano 2020” e o segundo lugar na “Intervenção Covid-19 no Desporto do ano 2020”.

O Município de Águeda foi eleito pelos seus pares (pelos 130 Municípios de todo o país que fazem parte daquela estrutura) como tendo o melhor Plano de Manutenção das instalações desportivas do país, na categoria de concelhos entre 10.001 e 50.000 habitantes.

“As áreas da saúde e do desporto são fundamentais e estratégicas para nós, sendo visíveis nas políticas de incentivo desportivo que adotamos e nas boas práticas que têm sido reconhecidas nacional e internacionalmente”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o objetivo de fundo de toda a ação municipal, baseada no conceito de que o “Desporto é vida”, é promover o aumento da prática da prática da atividade física e desportiva na população do concelho.

Neste sentido, torna-se essencial dotar os equipamentos desportivos municipais das condições adequadas e com a máxima qualidade para promover um desporto para todos, pelo que a Câmara de Águeda desenvolveu um plano de manutenção específico para cada instalação desportiva, que foi agora distinguido pela Plataforma Cidade Social, numa votação efetuada pelos restantes municípios.

Melhorar a funcionalidade das instalações desportivas; prolongar a vida útil dos equipamentos, máquinas e do próprio espaço; melhorar a imagem e assegurar a higienização dos espaços ou reduzir os custos financeiros (com otimização dos consumos energéticos, de água e consumíveis) são alguns dos pressupostos que o Plano de Manutenção se propõe atingir, com a meta máxima de melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados à população.

Para cada um dos equipamentos desportivos municipais (Piscinas Municipais, Estádio Municipal, Águeda Bike Park, Polidesportivos, entre outros) foi elaborado um documento onde constam as Instruções de Trabalho, que estabelece as orientações, elabora a lista de tarefas necessárias e determina as ações a realizar para atingir os pressupostos de melhoria definidos.

Refira-se ainda que o Município de Águeda tem uma rede de dez trilhos pedestres, cuja manutenção foi consignada às Juntas e Uniões de Freguesias através de protocolos e que são tidos em conta neste Plano de Manutenção.

Este documento aponta ainda que a Câmara de Águeda dispõe de um conjunto de parques de jogo e recreio distribuídos pelo território concelhio, que possuem, tal como determina a legislação em vigor, um “Livro de Manutenção”.

 

Melhorias realizadas

A Câmara de Águeda tem realizado, ao longo dos últimos anos, constantes intervenções de melhoria e manutenção dos equipamentos desportivos municipais, nomeadamente no que se refere à eficiência energética ou à requalificação dos espaços, para além de desenvolver programas de incentivo para a beneficiação das instalações desportivas das coletividades do concelho e consequente melhoria das condições de prática das várias modalidades para os atletas.

A título de exemplo, entre as obras efetuadas nas Piscinas Municipais está a substituição das caldeiras modulares convencionais a gás por caldeiras de condensação a gás, a substituição de termoacumuladores de águas quentes sanitárias e a substituição parcial da iluminação por lâmpadas LED, com o objetivo de minimizar custos energéticos.

Uma outra intervenção relevante foi a instalação de uma misturadora eletrónica, que, para além de garantir e manter a temperatura das águas quentes sanitárias, está programada para, semanalmente, efetuar uma desinfeção térmica, essencial para a prevenção da Legionella.

Ainda nas Piscinas procedeu-se à substituição do teto falso dos balneários e secretaria; as barreiras físicas na zona destinada ao público foram substituídas por acrílicos; e foram requalificados os tanques, para além de outras obras de manutenção e reparação regulares (filtros, quadro elétrico, elevador, etc.).

De referir ainda que a infraestrutura do polidesportivo localizado na Praça 1.º de Maio sofreu uma requalificação profunda no ano passado, com a substituição do antigo piso do relvado sintético por um pavimento multidesportivo de alta resistência à base de resina acrílica.

No ano passado, as pistas do Águeda Bike Park foram intervencionadas com o apoio de um serviço externo especializado, que englobou a requalificação profunda das pistas e formação de técnicos do município, de forma a capacitá-los com competências técnicas para efetuarem a manutenção contínua desta infraestrutura.

Entre essa requalificação contam-se, entre outras, a abertura de valas de escoamento (para orientação das águas pluviais e evitar a degradação nas pistas), a reparação de pontos críticos de escoamento de água com colocação de rachão em zonas com grandes declives, a reparação das pontes de madeira e a colocação de areia de calcário nas pistas, bem como o produto dustex que assegura uma maior compactação e, consequentemente, previne novas intervenções.

De referir ainda que, em total respeito pelo Código Regulamentar, a Câmara de Águeda atribui anualmente às coletividades desportivas do concelho diferentes apoios, entre os quais se contam os que se visam comparticipar a realização de obras de construção e/ou conservação de instalações, assegurando, desse modo, as melhores condições de segurança para a prática desportiva por parte dos atletas. Na época 2019/2020, foram comparticipadas oito coletividades aguedenses, num total de 94.626,97 euros, com o objetivo de requalificar as respetivas instalações, desde simples melhorias de pinturas a substituições de sistemas de iluminação para garantir uma melhor eficiência energética.

De igual forma e no âmbito de uma aposta estratégica em criar as melhores condições para a prática do desporto em todo o concelho, a Câmara de Águeda criou o Programa de Requalificação dos relvados naturais e sintéticos para a prática de futebol, que visa apoiar os clubes em dotar os seus espaços das melhores condições para a prática da modalidade, bem como para a formação de jovens. Nesta área e nos últimos cinco anos, o Município de Águeda investiu um total de 815.794,93 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário