sexta-feira, 5 de março de 2021

Proença-a-Nova na rota do Campeonato de Portugal de Veículos Elétricos


A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) vai organizar pela primeira vez o Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021, uma competição destinada a veículos 100% elétricos que se desdobrará em quatro provas. A segunda delas realiza-se em Proença-a-Nova com uma Eco Race a decorrer nos dias 24 e 25 de julho. “A descarbonização encontra-se hoje na agenda mediática e faz parte dos próximos anos, consubstanciada no «GREEN DEAL» como referência do próximo quadro de apoio comunitário. Proença-a-Nova, já em 2007 com o conceito carbono zero, dava passos nesta temática e estes territórios são coletores de carbono e geradores de externalidades positivas no equilíbrio ambiental”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, para quem esta prova é uma forma de dar relevância à preservação do meio ambiente, numa estratégia que a todos deve envolver, quanto mais rápido melhor.

Esta quinta-feira, 4 de março, Paulo Almeida, do Clássico Clube de Portugal e um dos promotores deste campeonato, realizou uma visita técnica ao concelho para se começar a preparar o percurso da prova. Em declarações ao jornal Reconquista, Paulo Almeida refere que a escolha recaiu sobre Proença-a-Nova pois, para além de ter havido interesse por parte do executivo, “estamos a falar de um concelho que produz dez vez mais energia verde do que aquela que precisa e tem estradas magníficas para um evento desta natureza”. O responsável adiantou igualmente o modelo de evento, com verificações técnicas com exposição dos carros e sessão de estrada com cerca de cem quilómetros no primeiro dia; nova etapa e entrega de prémios no segundo dia.

“O automobilismo português vai escrever mais uma importante página na sua história com a realização, este ano, de um campeonato nacional 100% elétrico. O Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021 segue o que já tinha sido começado em 2019 com a Taça de Portugal de Novas Energias e vai disputar, através de quatro etapas, provas na modalidade de regularidade com veículos totalmente descarbonizados”, refere a FPAK que pretende, desta forma, inovar e criar condições para uma sociedade sustentável. “Orientada pelas denominadas energias limpas, com preocupações ambientais e ecológicas, este campeonato é inteiramente dedicado a veículos de estrada normais, sendo admitidos apenas veículos BEV (battery electric vehicle)”. Está aberto tanto a participantes nacionais como estrangeiros.

Para além de Proença-a-Nova, o Campeonato de Portugal de Novas Energias vai passar por Oeiras nos dias 18 e 20 de junho, com a prova “Oeiras Eco Rally-Portugal”, pela Estrada Nacional 2, com a “Rota N2 Electric” a 6 e 7 de novembro, e terminará com o “Circuito UVE”, a realizar em data ainda por definir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário