sexta-feira, 5 de março de 2021

Portugal doa 60.000 testes a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

Cerca de 60.000 testes PCR para testagem da covid-19 e respetivos kits de extração doados por Portugal começam hoje a ser entregues a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, anunciou o Governo português.

A medida visa reforçar os meios de diagnóstico e de rastreio, na deteção e tratamento dos casos de infeção e insere-se no compromisso assumido por Portugal no combate à pandemia e na mitigação dos seus impactos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Cada um destes países receberá 20.000 testes doados por Portugal, com Cabo Verde e a Guiné-Bissau a receber este material ainda hoje e São Tomé e Príncipe no sábado.

A entrega do material será feita às autoridades nacionais daqueles países através das representações diplomáticas portuguesas na Cidade da Praia, Bissau e São Tomé, refere a nota conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Saúde portugueses.

A oferta faz parte da segunda fase do "Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19" entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, promovido pelo Governo português, através destes dois ministérios, a qual prevê apoiar estes países nas áreas de testagem, formação e capacitação e no envio de equipamentos de proteção individual e na vacinação.

Cabo Verde regista, até ao momento, 152 mortos e 15.621 casos de covid-19, a Guiné-Bissau 49 mortos e 3.301 casos e São Tomé e Príncipe 30 mortos e 1.895 casos.

Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário