quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

E SE O VOLUNTARIADO ACABASSE AMANHÃ? Um retrato do Voluntariado Jovem em Portugal


Portugal tem uma taxa de Voluntariado muito mais baixa do que a média europeia. Segundo dados do INE, relativos a 2018, apenas 7,8%, ou seja, 695 mil pessoas, faziam voluntariado em comparação com 19,3% da média europeia. Ainda assim, os jovens representam o escalão etário que mais faz Voluntariado em Portugal.

Preocupados com estes dados, os jovens da Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), no âmbito da atividade do Grupo de Trabalho "CPV Jovem", sentem uma grande inquietação e anseiam por encontrar soluções para garantir que o Voluntariado cresça em Portugal. Deste modo, diversas organizações provenientes de vários setores da sociedade civil, relacionadas com o Voluntariado, pretendem definir uma estratégia que abra caminhos que possam ir ao encontro dos diferentes e complexos desafios que se colocam ao maior envolvimento da juventude no desenvolvimento sustentável e integrado mundial, nomeadamente, em Portugal.

A CPV Jovem pede, assim, a colaboração de todos os jovens, com idades compreendidas entre 15 e os 30 anos, através do preenchimento deste questionário.

Esta campanha tem como objetivos retratar o voluntariado jovem em Portugal; entender as principais motivações dos jovens para fazer voluntariado; conhecer a dinâmica de voluntariado jovem nas diferentes regiões do país; identificar as áreas e tipos de voluntariado mais praticados pelos jovens; aferir o grau de conhecimento dos jovens sobre oportunidades de voluntariado; mensurar a regularidade com que os jovens fazem voluntariado; perceber se as políticas de incentivo ao voluntariado dão resultado; incentivar os jovens a conhecer diferentes oportunidades de voluntariado e promover o Voluntariado Jovem em Portugal. A propósito desta fundamental iniciativa, Eugénio Fonseca, Presidente da CPV, afirma: “Estas preocupações dos Jovens da CPV são de singular importância e motivação. Estou, profundamente convicto, de que as respostas às perguntas propostas contribuirão para a perceção de que, contrariamente ao que possa ser a situação predominante no Mundo, em Portugal, os jovens não estão tão indiferentes ao rumo que a sociedade está a seguir. É esta certeza que dá relevância à necessidade de conhecer o pensamento da juventude para que se criem condições de agir no presente e preparar o futuro. A CPV, com a ousadia criativa dos jovens, não quer deixar de estar na linha da frente em tudo o que ajude o país a ser mais próspero e humano.”

A CPV representa mais de meio milhão de voluntários, que colocam o seu tempo e as suas competências ao serviço dos outros. Para além das já existentes, a COVID-19 veio colocar a descoberto outras problemáticas que estão a intensificar as dificuldades de muita gente, que, imperiosamente, espera a cooperação de toda a sociedade portuguesa.
 
Obrigado aos que colaborarem!
https://www.convoluntariado.pt/atividades/e-se-o-voluntariado-acabasse-amanh%C3%A3
Mais informações na página da iniciativa. Informações adicionais:
Rua Marechal Saldanha, 1 1249-069 Lisboa https://www.convoluntariado.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário