quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Figueiró dos Vinhos | Ação de fogo controlado no concelho

No passado dia 22, entre as 9h30 e as 15h00, realizou-se uma ação de fogo controlado na serra da Lousã, mais precisamente na rede primária pertencente ao Município de Figueiró dos Vinhos, nos limites com os concelhos de Lousã e Miranda do Corvo.

Promovida pelo ICNF, a operação teve o apoio logístico do Município de Figueiró dos Vinhos e respetiva equipa do SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil.
Na execução da queima estiveram envolvidas equipas da Força de Sapadores dos Bombeiros Florestais do ICNF, equipas de Sapadores Florestais de Figueiró dos Vinhos e da Lousã (Aflopinhal), e os Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos que disponibilizaram a equipa com um VTTF (Veículo Tanque Tático Florestal).

A ação de quarta-feira surgiu, igualmente, na sequência de um Projeto de Fogo Controlado da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, elaborado pelo seu Gabinete Técnico Florestal em parceria do ICNF, no cumprimento do PMDFCI (Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios), visando proteger os aglomerados populacionais e prevenir os incêndios.

O projeto, que vai ao encontro da concretização da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC), um meio fundamental na estruturação da paisagem rural, na defesa das pessoas e bens e do espaço florestal, contempla a realização de ações de Fogo Controlado, uma ferramenta elementar da Silvicultura Preventiva que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos no Plano de Fogo Controlado. A prática permite, com menores custos em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objetivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos, mas sobretudo, funciona como um importante meio de prevenção na ocorrência de incêndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário