segunda-feira, 7 de março de 2022

COVILHÃ RESPONDE COM ONDA DE SOLIDARIEDADE À MISSÃO DE ACOLHIMENTO DE REFUGIADOS.

A Covilhã respondeu com uma onda de solidariedade à Missão de Acolhimento Covilhã – Ucrânia, lançado pela autarquia na semana passada.

O balanço apesar de ainda ser provisório, revela números que espelham a profunda sensibilidade de uma comunidade solidária.

A autarquia tem neste momento 150 camas disponíveis para receber refugiados, entre diversos tipos de tipologias, que vão desde apartamentos camarários até Alojamento Local e residências. No âmbito da Missão de Acolhimento, o município criou também uma bolsa de emprego que tem já 102 postos de trabalho para diversos setores de atividade (Linhas de produção Industrial, construção civil, assistentes operacionais, engenheiros, serventes e arquitetos).

A Câmara municipal da Covilhã faz um balanço positivo da resposta da comunidade a esta - Missão de Acolhimento Covilhã Ucrânia-

A grave situação que neste momento se vive na Ucrânia está a provocar um movimento de milhões refugiados que procuram abrigo seguro nos países mais próximos. A precipitação dos acontecimentos e a avalanche de pessoas que estão a sair da Ucrânia coloca grandes desafios logísticos e humanitários aos países vizinhos, que estão já a recebê-los da maneira que podem.

A Covilhã é uma comunidade solidária e é em nome dessa tradição que o Município da Covilhã criou um programa de acolhimento - “Missão de Acolhimento Covilhã - Ucrânia”, para colaborar com o Governo de Portugal a fim de disponibilizar o apoio necessário ao acolhimento dessas pessoas. Estamos a mobilizar meios e a congregar vontades para cumprir esta missão. No entanto, para além das necessidades logísticas de acolhimento, torna-se fundamental conseguir uma alternativa de integração e trabalho para as pessoas deslocadas.

É nesse sentido que a autarquia está a apelar à sociedade civil para que conceda o apoio possível à logística de acolhimento e ainda à identificação de oportunidades de trabalho.

Para além da questão humanitária e solidária, os territórios de baixa densidade como os nossos, onde faltam pessoas e mão -de - obra, poderão ter aqui uma oportunidade não só de ajudar, mas também a de serem ajudados por um povo que foge da guerra e que é, maioritariamente, qualificado e trabalhador.

Em relação à doação de alimentos, o município recomenda que a as doações sejam entregues aos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

O município da Covilhã agradece o empenho de todos nesta missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário