sexta-feira, 6 de maio de 2016

Cometas e dinossauros encerraram sessões de Astronomia na Escola


As aulas de Ciência e Astronomia na Escola, dirigidas aos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, finalizaram hoje com uma sessão sobre cometas. Na aula do terceiro período letivo, cerca de 500 alunos aprenderam alguns factos sobre estes astros gelados, a importância do seu estudo e o papel que podem ter desempenhado na extinção dos dinossauros.

No âmbito do Programa Municipal de Educação, o Município de Albergaria-a-Velha promove ao longo do ano letivo, três sessões sobre ciência e astronomia dinamizadas por José Matos, astrónomo da Associação de Física da Universidade de Aveiro. Os temas para cada aula são escolhidos tendo em conta o programa da disciplina de Estudo do Meio, permitindo uma abordagem mais lúdica dos conteúdos obrigatórios. No primeiro período falou-se sobre Plutão, no segundo, abordou-se a conquista da Lua e, a encerrar o ano, José Matos escolheu o tema dos cometas.

De forma a suscitar o interesse dos alunos, o astrónomo recorre a vídeos, animações e modelos e associa o tema a um evento da atualidade. Neste caso, aproveitou para falar da missão da sonda espacial Rosetta ao cometa Churyumov-Gerasimenko, que arrancou em 2004 e que chegará ao fim no próximo mês de setembro. Fazendo a ponte entre o que vem nos manuais escolares e a realidade, procurou despertar a curiosidade dos alunos, levando-os a aprofundar o tema em casa.

A temática da Astronomia começa a ser mais frequente nas escolas, mas Albergaria-a-Velha é o único Município da região a oferecer várias aulas ao longo do ano. Para José Matos, a maior frequência permite criar uma dinâmica diferente com os alunos como, por exemplo, a definição de trabalhos de pesquisa entre as sessões, o que não se consegue com uma atividade anual.


As aulas de Ciência e Astronomia na Escola regressam no próximo ano letivo, com os planetas Marte e Júpiter em destaque. Para o público em geral, haverá uma sessão de Astronomia no Verão em agosto, junto da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha, com participação gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário