sexta-feira, 6 de maio de 2016

Hora de Fecho: Se o Brexit vencer Portugal sofre as consequências

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
BREXIT 
O Reino Unido é que vai decidir sobre a sua permanência na UE, mas as consequências vão fazer-se sentir em Portugal e na comunidade portuguesa. Somos o 4.º país mais exposto ao Brexit, diz um estudo.
CONGRESSO DO PS 
A moção do secretário-geral ao congresso do PS elogia a esquerda, critica a Europa, abre portas ao PCP e ao BE nas autárquicas e faz uma auto-crítica sobre a crença que chegou a ter nos mercados.
EDUCAÇÃO 
Afinal de que reclamam os colégios com contrato de associação? Que mudanças aí vêm? O Observador responde-lhe a 11 perguntas sobre o tema, no dia em que o ministro foi ao Parlamento.
EDUCAÇÃO 
José Manuel Fernandes, Susana Amador, Mário Pinto, Luís Aguiar-Conraria, Fernando Adão da Fonseca, Alexandre Homem Cristo e André Azevedo Alves dão a sua opinião sobre a polémica.
EDUCAÇÃO 
A ideia era o ministro explicar as mudanças aos contratos de associação, mas não houve novidades. Num debate morno, partidos de esquerda estiveram em coro no ataque à direita.
MARCELO REBELO DE SOUSA 
O Presidente da República incomodou-se com a moção do Bloco de Esquerda e respondeu-lhe, a partir de Maputo, recusando "tentações presidencialistas". E até o demonstrou: batendo com uma pá.
CASO BES 
"A partir de meados da década de 2000 deixei de ver mencionada a ES Enterprises nos organogramas do GES", diz Manuel Fernando Espírito Santo ao Observador. Por isso, "pensava que teria sido extinta".
REINO UNIDO 
Trabalhista leva uma vantagem confortável sobre o conservador Zac Goldsmith com 80% dos votos contados. SNP ganha sem maioria na Escócia, UKIP com resultado histórico no País de Gales
ELEIÇÕES 
Terceira vitória consecutiva dos nacionalistas escoceses chega acompanhada de uma derrota pesada dos trabalhistas, que passam a terceira força mais votada. UKIP consegue presença inédita em Gales
CULTURA 
Os miúdos estão a aprender tudo isto na escola, mas talvez já não os saiba ajudar a responder. Teste o conhecimento (e a memória) em quinze perguntas escolares com respostas (que deviam ser) fáceis.
HISTÓRIA 
A stripper que mostrou a roupa interior ao juiz, as fotos intimistas dos Rolling Stones, a visita de João Paulo II ao homem que o tentou matar. 45 momentos do passado em imagens surpreendentes.
Opinião

Rui Ramos
A vitória de Trump é como se Le Pen, em França, tivesse ultrapassado os gaullistas. Estas primárias americanas podem ser um marco histórico na rearrumação política das democracias ocidentais.

Paulo Ferreira
A meritória operação “Vamos colocar este Sequeira no lugar certo” mostra que a sociedade civil, quando organizada e incentivada, não se alheia de causas válidas e nobres, para além das humanitárias

Miguel Tamen
Não é difícil a quem saia de casa concluir que ficou imediatamente rodeado de figurantes. Depois de encontrar alguém três vezes na rua começamos a imaginar uma coreografia.

José Manuel Fernandes
Em Portugal a direita não é liberal? De acordo. Mas a esquerda também não. Um bom exemplo disso é a forma como o nosso sistema de Educação despreza as preferências das famílias e protege os sindicatos

Paulo Tunhas
Que dizem os filósofos sobre a natureza da nossa reacção emocional à música? Será que a música, por si própria, pode exprimir emoções? Bem vistas as coisas, a música não é muito diferente do dia-a-dia
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário