sexta-feira, 6 de maio de 2016

Iraniana desqualificada das eleições parlamentares por não usar hijab e cumprimentar homens com aperto de mão

Passada a segunda fase das eleições parlamentares noIrão, que tiveram lugar no dia 29 de abril, o grande desafio agora para o governo do presidente Rouhani e para o Conselho de Guardiães está em manter ou não uma candidata na corrida.
reformista Minoo Khaleghi, da província de Isfahan, foi eleita com um grande número de votos na primeira fase das legislativas, no dia 27 de Fevereiro. Mas, entre essa e a segunda fase, o Conselho dos Guardiães da Constituição anunciou a sua desqualificação sem mencionar qualquer motivo. Simultaneamente, nas redes sociais, como o Telegram, surgiram fotos de Khaleghi sem hijab (o véu islâmico). Começaram também a circular rumores de que a reformista cumprimentava os homens com um aperto do mão. Esta semana, Minoo Khaleghi defendeu-se dizendo que as fotos eram falsas e que iria abrir processo contra quem as publicou.
O presidente Rouhani admitiu que 18 mulheres eleitas (incluindo Minoo Khaleghi) é um recorde excecional e referiu que a decisão final sobre candidatos eleitos cabe unicamente ao próximo parlamento.
décima eleição legislativa começará no dia 27 de Maio. Os resultados da segunda fase das eleições parlamentares no Irão mostram que o número de deputados reformistas e moderados pró-Rouhani vai aumentar. O Parlamento iraniano é composto por 290 assentos. Cerca de 120 serão atribuídos aos reformistas e moderadores e 83 aos conservadores. Além destes, 5 pertencerão a minorias religiosas e os restantes 81 a candidatos independentes, que não tenham constatado das listas políticas de partidos identificados.
A grande questão, agora, na décima eleição legislativa seria o recrutamento destes candidatos independentes por duas grandes fações.
Fonte e Foto: euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário