sexta-feira, 6 de maio de 2016

TABAQUEIRA CONDENADA A PAGAR 23 MIL MILHÕES A VIÚVA DE FUMADOR


 
Aldo Tapia A. / Flickr
-
Um tribunal da Florida condenou a RJ Reynolds Tobacco Company a pagar 23,6 mil milhões de dólares à viúva de um fumador, que morreu de cancro do pulmão. Não é gralha: 23,6 MIL milhões de dólares.
“Esperamos que este veredito constitua uma mensagem para a RJ Reynolds e todas as outras grandes tabaqueiras, para que parem de pôr em causa a vida de pessoas inocentes”, disse em comunicadoWille Gary, advogado de defesa da viúva, Cynthia Robinson.
O veredito é uma das indemnizações mais elevadas na história da Florida,  equivalendo a 17,5 mil milhões de euros. É um quarto do valor do resgate que Portugal pediu em 2011 à troika, de 72 mil milhões.
Do total que a empresa norte-americana terá de pagar, 16 mil milhões de dólares dizem apenas respeito aos malefícios causados à saúde de Michael Johnson.
Durante o julgamento, que durou quatro semanas, o advogado da viúva argumentou que a RJ Reynolds “não tinha tomado as medidas necessárias para informar os consumidores sobre os perigos do tabaco”.
“Esta negligência terá levado Johnson a contrair o cancro no pulmão”, justificou o advogado.
A tabaqueira norte-americana argumentou que Johnson se tinha tornado num “viciado” e que falhou as diferentes tentativas para deixar de fumar.
O tribunal emitiu o seu veredito após cerca de 15 horas de deliberação.
A RJ Reynolds anunciou, entretanto, que vai recorrer da decisão do tribunal.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário