sexta-feira, 6 de maio de 2016

Drama continua: incêndio no Canadá leva a evacuação de 100.000 pessoas

Uma imensa caravana de carros formou-se nesta sexta-feira a 20 km a norte de Fort McMurray, na província canadiana de Alberta, que neste momento se encontra cercada de incêndios florestais, depois de o governo ter anunciado a evacuação total da cidade com 100.000 habitantes.
Numa operação de grandes proporções, 17.000 pessoas abandonaram a zona norte da cidade, onde ficaram confinadas devido ao avanço das chamas desde o início da semana.
Para permitir o abastecimento dos veículos que partem, o governo de Alberta enviou vários camiões cisterna, depois de tomar medidas de precaução na estrada para evitar que o fogo atingisse os mesmos. "Um novo posto de combustível foi instalado 30 km a norte de Fort McMurray na estrada 63 para a evacuação da caravana de veículos", anunciou nesta manhã o governo de Alberta.
Os veículos foram escoltados durante vários quilómetros em direção a sul, para deixarem a zona dado o avanço do foco de incêndio, e encaminhados para centros de refúgio que foram montados especialmente em Edmonton, capital de Alberta, a 400 km de Fort McMurray.
Ponte aérea para evacuados
Na quinta-feira, uma ponte aérea conseguiu evacuar 8.000 pessoas da cidade, através de aviões e helicópteros fornecidos pelas companhias petrolíferas que operam na zona e pelas Forças Armadas. Até ao momento, as autoridades não reportaram nenhuma morte ou ferido grave, devido ao incêndio ou à evacuação.
Na segunda-feira, 25.000 pessoas, que fugiram para norte dado o avanço das chamas, foram colocadas em albergues fornecidos pelas companhias petrolíferas. Mas com a evolução dos ventos e o avanço do fogo, com vários focos, as pessoas corriam o risco de ficar cercadas pelas chamas.
As autoridades anunciaram na quinta-feira um plano para evacuar completamente a cidade de 100.000 habitantes, advertindo que não poderão regressar a Fort McMurray durante algum tempo, já que está previsto que os danos deixados pelo fogo sejam consideráveis.
Enquanto era finalizada a evacuação total da cidade, grupos de bombeiros apoiados por aviões e helicópteros prosseguiam a tarefa de tentar controlar cerca de 50 focos que permaneciam ativos na província de Alberta.
Até quinta-feira estimava-se que 85.000 hectares arderam em toda a província, dos quais 12.000 hectares nos arredores de Fort McMurray. Os danos provocados pelos incêndios nesta cidade são graves, admitiu a chefe do governo regional, Rachel Notley.
As chamas arrasaram na quinta-feira setores inteiros de Fort McMuray e em alguns bairros só restam cinzas e casas destruídas, segundo imagens divulgadas pelos bombeiros.
Fonte: sapo / AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário