segunda-feira, 11 de julho de 2016

A HUMANIDADE PODE SER APENAS UM ZOO PARA ALIENS


 
Neil DeGrasse Tyson
Neil DeGrasse Tyson
Há quem acredite que os extraterrestres estão apenas a observar-nos de longe, como se fôssemos animais num zoológico. A ideia parece de loucos, mas na verdade é uma teoria partilhada por nada menos do que o astrofísico popstar Neil DeGrasse Tyson.
Durante uma apresentação em Espanha, Neil DeGrasse Tyson fez alguns comentários sobre a existência de vida fora da Terra e partilhou o seu curioso ponto de vista sobre o assunto.
De acordo com o popular astrofísico, existe vida alienígena algures no Universo, mas é muito mais inteligente do que a raça humana e pouco se importa connosco ou com o que estamos a fazer.
A humanidade dificilmente conseguiria estabelecer algum tipo de contacto com essas civilizações que habitam o espaço, já que esse intelecto superior faz com que, para os ETs, comunicar connosco sejauma grande perda de tempo. Seria quase como se tentássemos estabelecer algum tipo de comunicação racional com algum animal num zoológico.
Para o astrofísico, da mesma forma que nós não paramos os nossos afazeres para compreender a tecnologia de uma lagarta, os alienígenas não fazem isso connosco.
Aliás, é esse desinteresse cósmico com os eventos da Terra que também nos impediu de sermos aniquilados por essas raças superiores.
Ao contrário do que Hollywood e a ficção-científica nos mostraram, não há qualquer razão plausível que motive uma raça alienígena a invadir e exterminar a Terra.
Tyson retoma a comparação com a lagarta dizendo que, assim como ficaríamos entediados caso tentássemos eliminar todas as lagartas do planeta, os alienígenas também se cansariam de matar os humanos.
Assim, a única maneira de a Terra ser minimamente interessante para esses povos seria fazer dela uma espécie de jardim zoológico, no qual esses povos intelectualmente superiores nos observariam para se divertir com a nossa estupidez. Isto implicaria mesmo criar desestabilizações políticas para ver como este bando de primatas reagiria. (Se isto for verdade, esperemos que os aliens não estejam a ver as nossas redes sociais.)
Por fim, o astrofísico diz acreditar que, na verdade, os alienígenas nem se deram ao trabalho de olhar para a Terra à procura de vida inteligente. Para eles, devemos ser tão burros que nem chamamos a sua atenção. Assim como não conseguimos compreender o que um macaco quer dizer, dificilmente eles nos compreenderiam.
Para Tyson, nós nos consideramos inteligentes porque fomos nós que decidimos o que é ser inteligente. Porém, a verdade pode ser muito maior do que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário