segunda-feira, 11 de julho de 2016

POSEUR aprovou duas candidaturas da INOVA-EM para promoção da reciclagem multimaterial

A INOVA-EM viu aprovadas duas candidaturas que apresentou ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do Portugal 2020, beneficiando assim de uma comparticipação comunitária de 447.008 euros para um investimento elegível de 525.892 euros.
Os projetos que mereceram aprovação da entidade gestora do POSEUR incidem no investimento em equipamentos tendentes a aumentar a quantidade e qualidade da reciclagem multimaterial, contemplando ainda ações de sensibilização e educação ambiental para a prevenção e redução da produção de resíduos e preparação para a reutilização e reciclagem.
Segundo o que consta no planeamento das operações a desencadear a curto prazo, a INOVA-EM vai avançar com um diagnóstico aos alojamentos familiares do concelho quanto à produção de resíduos, através da caracterização física destes, e proceder à inventariação das práticas de prevenção e de correta separação seletiva.
Por outro lado, serão distribuídos gratuitamente ecopontos domésticos com o sistema tri-fluxo, operação que será desenvolvida em articulação com duas outras, designadamente a disponibilização de diversos equipamentos de deposição para recolha seletiva e a instalação de ecopontos completos e vidrões de superfície para deposição coletiva.
Outras ações importantes das candidaturas aprovadas pelo POSEUR passam pela aquisição de um sistema de informação para a gestão e planeamento do serviço de recolha de resíduos urbanos, pela implementação de um piloto PAYT, no âmbito do qual será feita recolha indiferenciada de resíduos porta-a-porta em 200 alojamentos domésticos, e ainda pelo desenvolvimento de uma aplicação móvel (app) parasmartphone, que disponibilizará informação sobre o serviço de gestão de Resíduos Urbanos no Concelho de Cantanhede.
Finalmente, a empresa municipal irá desencadear campanhas de informação e sensibilização junto dos agregados familiares, iniciativa que terá especial enfoque na função determinante que lhes cabe na prevenção, separação e deposição seletiva dos resíduos. Paralelamente, e também no campo da prevenção e fomento da deposição seletiva de resíduos, “Cantanhede Recicla” será o mote de uma campanha publicitária a desenvolver neste domínio.
A aprovação das candidaturas submetidas ao POSEUR permite à INOVA-EM levar mais longe o seu papel como agente promotor de boas práticas ambientais e reforçar o prestígio que lhe é reconhecido pela circunstância de o Município de Cantanhede ser o que apresenta melhores resultados na separação de resíduos, entre as 36 autarquias que integram o Sistema Multimunicipal do Litoral Centro (ERSUC). Trata-se portanto de mais um passo importante na consolidação do estatuto de entidade gestora de referência a nível nacional relativamente aos serviços públicos de resíduos urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário