No último sábado realizou-se em Portomar, no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, mais uma jornada desportiva da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), concretamente o Grande Prémio FCI Portugal, o Campeonato Europeu, o Campeonato Europeu de Jovens e a Liga Nacional dos Campeões.
Mas, pese embora ser esta uma das muitas jornadas realizadas naquele columbódromo ao longo dos anos, a par com o Campeonato do Mundo, o respeito merecido por esta modalidade e pelo trabalho dos columbófilos e da sua federação ainda não é o que se deseja.
fpc
Quer o Estado, quer muitos daqueles que não querem ver, esquecem que a FPC organiza anualmente competições internacionais de grande envergadura, nomeadamente Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa e Torneio das Nações Ibero-Latino-Americanas e que investe fortemente na captação de jovens, como são os programas de instalação de pombais nas escolas e instituições de carácter social, programa de férias desportivas e campeonatos escolares.
Depois, Portugal é em termos competitivos é uma grande potência da Columbofilia, sucedendo-se nas competições internacionais as vitórias e lugares no pódio.
E a Columbofilia é, segundo os dados disponíveis, a segunda modalidade nacional, logo a seguir ao futebol.
Ligada ao meio, atenta ao que se passa à sua volta, a FPC desenvolve parcerias estratégicas com as autarquias, escolas e outros organismos para a divulgação e defesa do pombo correio.
Razões mais que muitas para se olhar a Columbofilia com outros olhos e para recordar que o sonho que Gaspar Vila Nova concretizou deu vida e desenvolvimento a Portomar e ao concelho de Mira. Pode-se mesmo afirmar que o concelho de Mira sem estas jornadas anuais da Columbofilia não era a mesma coisa.
António Veríssimo