segunda-feira, 11 de julho de 2016

PM australiano anuncia vitória do seu partido nas eleição de há uma semana

Sydney, 10 jul (Lusa) -- O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou hoje a vitória da sua coligação Liberal-Nacional, nas eleições realizadas a 02 de julho.

À espera dos resultados oficiais, a coligação alcança 74 lugares no Congresso, com a possibilidade de ganhar outros dois assentos que lhe permitem formam governo sozinho, enquanto trabalha para conseguir alianças que garantam um novo Executivo.

"Ganhámos a eleição, foi o que fizemos", disse hoje Turnbull durante uma conferência de imprensa em Sydney.

Horas antes, o líder do principal partido da oposição, o trabalhista Bill Shorten, reconheceu a derrota e felicitou em conversa telefónica o atual líder da Austrália.

Bill Shorten manifestou vontade de trabalhar "nos pontos em comum" em conjunto com o próximo governo em benefício dos australianos.

Oito dias depois da votação, a comissão eleitoral australiana ainda mantém a contagem dos votos, que, devido ao complexo sistema de distribuição de lugares, ainda deixa lugares no Congresso por preencher.

Segundo os dados da comissão eleitoral, nenhum partido conseguiu obter os 76 lugares que permitem formar governo sozinho, atribuindo como resultado provisório 74 assentos à coligação Liberal-Nacional, 66 aos trabalhistas, e cinco aos partidos minoritários e independentes, além de cinco sem vencedor.

Dois deputados independentes com participação no próximo Congresso já afirmaram publicamente o seu apoio à coligação governante.

FV // FV.

Oposição australiana reconhece derrota nas eleições legislativas

Sydney, Austrália, 10 jul (Lusa) -- O líder da oposição trabalhista australiana, Bill Shorten, reconheceu hoje a derrota nas eleições legislativas, oito dias depois da votação, permitindo à coligação conservadora cessante formar novo governo.

"Está claro que o Sr. (Malcom) Turnbull e a sua coligação vão formar um governo", disse Shorten aos jornalistas, acrescentando que telefonou ao primeiro-ministro cessante para o felicitar.

FV // FV

Publicada por TIMOR AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário