segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Inovação - Podemos viver só com energia renovável? E a que preço?

Foto do autor

Inovação

Por Pedro Esteves, Jornalista
Esta é a newsletter mensal do Observador sobre Inovação. Temos encontro marcado na última segunda-feira de cada mês para lhe falar de como ela nos dá novos horizontes. Bem-vindo.
Santander Totta
Ilustração: Maria Gralheiro
Sempre achei que de pouco serve carregar a bateria de um carro elétrico se o fizermos com energia produzida a partir de combustíveis fósseis. Precisar de carvão para fazer mover os nossos carros “amigos do ambiente” é, mal comparado, o mesmo que comer alimentos de agricultura biológica produzidos com recurso a sementes geneticamente modificadas.
Usar a imensa quantidade de energia limpa que a Terra gera e recebe é essencial para garantir o futuro do planeta. Portugal está entre os países do mundo que melhor tira proveito da “energia verde”, mas nem tudo são rosas.
A Ana Suspiro falou com especialistas para tentar perceber se podemos viver só com energias renováveis e qual é o preço de tamanha (mas fundamental) mudança. A abordagem, importância e complexidade do assunto justifica ter sido escolhido como tema de capa desta newsletter.
É praticamente certo que, um dia, toda a gestão energética se fará com o apoio da Inteligência Artificial (IA), uma tecnologia com muito para andar mas que já deixou de ser apenas ficção científica. Aproveitei a passagem de Chris Lamberton por Lisboa para falar de software que transporta os velhos programas de “ecrã verde” para os sistemas digitais modernos, sobre os desafios da robótica e da IA no setor financeiro e, de caminho, para tirar as teimas a um mito: será que os robôs vão roubar empregos às pessoas? Pelo contrário, defende o especialista.
Finalmente, uma linha para sublinhar a opinião de António Covas e o cenário de futuro que traça para os rendimentos e para as profissões, um assunto que se aprofunda na nossa sugestão para livro do mês.
Não sabemos quais ou como vão ser as profissões dos nossos filhos pequenos, mas sei que no final de março muda a hora, chega a primavera e logo a seguir regressa o Edgar Caetano, bastante relaxado e com esperança de que a inovação se mantenha longe do aconchego arcaico das “fraldas e papinhas“. O futuro exige que algumas coisas mudem, mas outras não. Tenha uma boa semana.

HORIZONTES

FotografiaENERGIA RENOVÁVEL

Podemos viver só com renováveis? E a que preço?

Portugal é visto como exemplo nas energias verdes. A produção renovável vai continuar a crescer. Mas até onde se pode ir sem colocar em risco a segurança do abastecimento e sem agravar os custos?
FotografiaINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Os robôs vão roubar empregos? Pelo contrário

O futuro vai trazer a sinergia entre pessoas e computadores e a Inteligência Artificial não vai destruir empregos, muito pelo contrário, diz Chris Lamberton, especialista em IA, em entrevista.
FotografiaEDUCAÇÃO

Inovar é Divertido. Netos e avós juntos na sala

Inovar e potenciar a criatividade das crianças foi o que a Boehringer levou até às salas de um jardim de infância nos Olivais. O Observador acompanhou a iniciativa, que contou com a presença dos avós.
FotografiaTRANSPORTES PÚBLICOS

Usar uma app para pagar os transportes públicos

O serviço Via Verde Transportes foi apresentado esta quarta-feira e quer ser uma alternativa aos atuais títulos de transporte. A tecnologia é 100% portuguesa.
FotografiaAMBIENTE

E se da poluição automóvel se fizesse tinta?

Será possível transformar a poluição emitida pelos automóveis numa coisa boa? Segundo a empresa Graviky Labs, tal pode mesmo ser feito: transformando-a em tinta. E de alta qualidade.
Exagerado, seguramente. Ficção, talvez. Apenas um aviso à navegação. E quanto ao mix de rendimentos desta vida uberizada, aqui também há várias possibilidades. Chegámos a um tempo novo, e desconhecido
FotografiaFUTEBOL

Magicoach. Em busca da perfeição nas quatro linhas

Há uma aplicação portuguesa que promete ajudar os clubes de futebol a explorar os potenciais mais escondidos dos atletas. Magicoach regista as performances dos futebolistas em campo e fá-los evoluir.
FotografiaBENFICA

Benfica vai ser a casa de 10 projetos de inovação

O Benfica vai ser a 'casa-mãe' de dez projetos, com a escolha de empresas (start ups) que apresentem ideias inovadoras nas áreas do desporto, num programa levado a cabo pela Kick Up Sports Inovation.
FotografiaCANCRO

Um passo português no combate ao cancro

Um medicamento contra tumores da cabeça e do pescoço passou nos primeiros ensaios clínicos em humanos. Falámos com os responsáveis para conhecer melhor o potencial desta nova terapia.

E AINDA

O QUE VEM AÍ

MARCADOR

LIVRO DO MÊS

MAIS SOBRE INOVAÇÃO
Mais pessoas vão gostar da newsletter Inovação. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário