A convite da ACRAL, este é o meu 1º artigo para o “Algarve Económico”, entre outros que irei escrever. Grato por este amável convite!
A identidade das empresas é como a identidade das pessoas! Cada empresa é única, promovendo os seus produtos ou serviços de uma forma única!
Mas será que é sempre assim?! Será que todas as empresas têm produtos ou serviços únicos!!! O caminho para a EXCELÊNCIA, no Algarve, pode correr sobre outras rodas, diferenciando-se através de características únicas na oferta para as nossas empresas locais!
Quando a concorrência “copia” os seus parceiros está a tentar seguir o modelo desenvolvido por alguém! Quando nós somos pioneiros e criamos um serviço ou produto singular, este ainda nunca foi copiado por nenhum outro! Aí sim, temos uma vantagem competitiva no mercado!
Essa vantagem vai certamente atrair mais clientes e proporcionar o crescimento da empresa! Podemos dar atenção a este aspeto e colocarmo-nos desta forma na dianteira do nosso nicho! Ao trabalharmos um nicho de mercado, estamos à procura de uma fatia que pode ser só nossa ou de poucas empresas! A aposta nesta estratégia, reforça a componente de marketing, que é uma das áreas mais importantes na estrutura de qualquer negócio!
Desenvolver essa unicidade corresponde, igualmente, a estabelecer uma relação de proximidade com os clientes e criar uma garantia para os seus produtos ou serviços. Uma garantia que mostre o compromisso e esteja escrita com os diferentes itens que a comportam, sugere uma confiança acrescida à marca. Todos nós gostamos de confiar nos produtos ou serviços que adquirimos, correto?
Já pensou reunir com a sua Equipa e auscultarem em conjunto os atributos e benefícios da vossa oferta, que estão a comunicarem para o mercado?
Como podem desenhar uma oferta única e mais apelativa? As áreas de intervenção neste campo, sugerem a atenção nos pontos que correspondem à qualidade, experiência, serviço, entrega, conveniência, rapidez e compromisso, entre outros.
No trabalho que desenvolvo com os meus clientes, faço o reparo que devemos sempre competir para além do preço. Porque esse aspeto é o mais fácil de trabalhar e a diferenciação não é tão acentuada!
Deste modo o que proponho aos empresários é que façam uma reflexão sobre os verdadeiros pontos de diferenciação dos vossos produtos e serviços e verifiquem se podem acrescentar mais valor à PUV – Proposta Única de Venda que construíram para as vossas Empresas!
Se desejarem saber mais sobre esta temática, dia 22 de junho, das 18h às 21h, no Centro Cultural de Lagos, numa organização com a ACRAL, vamos realizar o Workshop – “Como Vender a sua PUV”. O Workshop é GRATUITO para Empresas, mas as inscrições são obrigatórias em: https://puv-lagos.eventbrite.pt/
As vossa opiniões a este artigo, são igualmente bem vindas! Podem endereçar as vossas sugestões para o email: heldergoncalves@actioncoach.com
Continuação de uma EXCELENTE semana com EXCELENTES Negócios!
Fonte: O Algarve
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