terça-feira, 13 de junho de 2017

“Albergaria em Flor” atribui prémios às ruas mais bonitas

A Rua Dr. Patrício Luís Ferreira foi a vencedora do projeto comunitário “Albergaria Em Flor – Unidos Criamos Valor”. No segundo lugar ficaram a Rua 1.º de Maio e o Bairro das Lameirinhas e no terceiro lugar o Largo da Misericórdia e a Rua José Nunes Alves. Os participantes são premiados com uma visita à Rota dos Moinhos e bilhetes para espetáculos dinamizados pela Autarquia e para sessões de cinema no Cineteatro Alba.

“Albergaria em Flor – Unidos Criamos Valor” é um projeto que pretende envolver a população no embelezamento do centro urbano da cidade, estreitando laços de boa vizinhança, apelando à participação em causas comuns. É uma iniciativa social que tem por objetivo florir edifícios habitacionais e comerciais, com recurso a flores e plantas naturais, através do envolvimento dos moradores da cidade. A iniciativa é coordenada pela Câmara Municipal, em parceria com a Prave – Associação para a Promoção de Albergaria-a-Velha, Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, Banco Local de Voluntariado e evadream – Florir Portugal. O projeto, realizado pela segunda vez, envolve munícipes e outros agentes, como comerciantes, IPSS e voluntários. Na generalidade, os moradores que aderiram à primeira edição mantiveram os seus imóveis ou ruas floridos durante todo o ano.

Sobre o concurso de 2017 que, como refere o Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, é uma disputa simbólica, que visa incentivar a participação, foram atribuídas menções honrosas aos participantes da Praça/Praceta Fernando Pessoa, Rua Eugénio Ribeiro, Rua de Santo António, Rua João de Pinho, Rua Dr. Castro Matoso, Rua 25 de Abril e Rua 1.º de Dezembro. As menções honrosas são premiadas com bilhetes duplos por imóvel, para sessões de cinema no Cineteatro Alba.

O júri, que esteve reunido no domingo, dia 11 de junho, depois de uma visita pelas ruas da cidade, é constituído por diversos elementos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia e por representantes das ruas com maior número de participantes e também das que tinham sido premiadas na edição anterior. Faziam parte do júri o Presidente da Câmara, António Loureiro; a Vereadora da Ação Social, Catarina Mendes; a Secretária da Junta, Paula Silva; Ana Paula dos Santos, da Rua 25 de Abril; António de Jesus, da Rua da Ameixoeira; José Felisberto Gomes, do Bairro das Lameirinhas; Donzília Pires, da Rua Prof. Egas Moniz; Eufémia Ferreira, da Rua Dr. Castro Matoso; Albérico Madaíl, do Largo da Misericórdia; Olívia Rita Azevedo, da Rua 1.º de Maio; Américo Pinho, do Largo 1.º de Dezembro; Bárbara Pereira, da Rua Serpa Pinto; Brigitte Salvador, da Rua Dr. Patrício Luís Ferreira; Sandra Pedrosa, do Banco Local de Voluntariado; e o arquiteto Eduardo Costa Ferreira, da Autarquia. 

O Albergaria em Flor 2017 contou ainda com uma parceria do Canalb, que é o canal na Internet dos alunos do Curso de Técnico Multimédia, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, que acompanharam as várias fases do projeto. O júri foi visitado por Tó Romano da evadream – Florir Portugal, projeto que está associado à iniciativa Albergariense, e pelo deputado João Almeida. Todas os moradores, estabelecimentos comerciais e IPSS vão receber um diploma de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário