terça-feira, 6 de março de 2018

360º- Assessor jurídico do Benfica detido no caso dos e-mails; a rede secreta da Coreia do Norte para apoiar regimes perigosos como o da Síria

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves foi detido esta manhã pela PJ por suspeitas de corrupção na Justiça. É acusado de dar prendas e subornar três funcionários judiciais para obter informações sobre o caso dos mails para o clube. Os tribunais de Guimarães e Fafe estarão a ser alvo de buscas, tal como a SAD benfiquista, avançam a Sábado e o CM.

Os procuradores do Ministério Público voltam a acusar o juiz de criar obstáculos à investigação que envolve António Mexia. Segundo o Públicoos procuradores  que investigam o “caso EDP” voltaram a recorrer ao Tribunal da Relação para tentarem ultrapassar os problemas que consideram que Ivo Rosa tem colocado ao processo.

Um navio com bandeira espanhola encalhou junto ao Bugio, na foz doTejo. O Betanzos tem 10 tripulantes a bordo, que estão bem, segundo o comandante, mas as manobras para retirar o bardo do local vão ser complicadas. Será preciso esperar pela maré alta. 



No futebol, é semana de Liga dos Campeões. Hoje o FC Porto vai a Liverpool sem expectativas depois da pesada derrota no Dragão. O PSG sem Neymar recebe o Real Madrid e precisa de dar a volta ao 3-1 da primeira mão para seguir em frente.



Outra informação importante 

A ONU confirmou-o a semana passada: a Coreia do Norte forneceu armas químicas e nucleares à Síria. Mas há muitos mais países 'beneficiados' pela rede montada por Pyongyang para apoiar alguns dos regimes mais perigosos do Médio Oriente - e ainda lucrar com o processo. O Nuno André Martins conta a história destes negócios do terror de Kim Jon-un e mostra os relatórios secretos que o comprovam.

Ontem o comboio humanitário que levava ajuda para a Síria saiu de Goutha sem descarregar nove camiões. Mas Bashar al-Assad diz que não há contradições entre o cessar-fogo e os combates naquela região.

Em Itália, os resultados do Partido Democrático nas eleições de domingo levaram à demissão do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi. Na hora da saída, Renzi deixou a garantia de que o seu partido não dará a mão ao anti-sistema Movimento 5 Estrelas para formar um executivo. Mas centro-esquerda e extrema-direita fazem agora contas a possíveis coligações com o M5E.

Em menos de uma semana houve dois tornados no Sul do país e ontem à noite mais um no mar junto a Viana do CasteloSão fenómenos raros ou normais em Portugal? Estão a aumentar e a ficar mais fortes ou sempre aconteceram nesta altura do ano? E o país, está preparado para enfrentar tornados graves? Para estas e outras perguntas, tem oito respostas essenciais dos especialistas ouvidos pelo João Francisco Gomes.

Os estragos causados pelo mau tempo no Algarve estão a ser acompanhados pelo próprio presidente Marcelo. A chuva e o vento voltam a piorar a partir desta quinta-feira.

José Sócrates voltou a ver recusado mais um recurso. O Tribunal da Relação não aceitou o incidente de escusa para o afastamento do juiz Carlos Alexandre. O Luís Rosa explica porque voltou o ex-primeiro-ministro a perder e revela as justificações de apenas duas páginas da desembargadora Margarida Vieira de Almeida. O início da fase de instrução já pode agora ser marcado.

Na Catalunha, o presidente do Parlamento, Jordi Sànchez, seguiu as indicações de Carles Puigdemontpropôs Jordi Sanchéz para formar Governo. Sanchéz pediu para ser libertado (está detido) e poder ser investido dia 12, avançam esta manhã os jornais espanhóis.

Trump admite voltar atrás nas taxas sobre as importações de aço e alumínioDesde que consiga alcançar uma proposta comercial justa com o México e o Canadá. Resta conhecer o que ele considera justo.

Um ex-espião britânico que trabalhou na Rússia foi exposto a uma substância desconhecida e está em estado grave. Sergei Skripal, de 66 anos, sentiu-se subitamente mal num centro comercial em Salisbury este domingo.

E se a morte do capitão da Fiorentina, Davide Astori, foi afinal um homicídio? Apesar de terem sido apontadas causas naturais, foi aberto agora um inquérito judicial por homicídio involuntário contra desconhecidos




Os nossos especiais 

A adolescência já pode ir até aos 24 anos? A resposta, lamento pais, é sim. Quem o diz são os especialistas ouvidos pela Rita Porto. Marcar o início e o fim da adolescência tem sido sempre um desafio, mas há quem aponte para que esta fase vá agora dos 10 aos 24 anos. Por causa da alimentação, do desenvolvimento cerebral e das mudanças sociais.




A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o crescimento do populismo a propósito das eleições em Itália: "O eleitorado do “populismo” não é a medida de um anseio de marchar com camisas negras. É o sinal do fracasso dos regimes europeístas, não apenas em resolver os problemas, mas até em falar deles".
  • Paulo Sande escreve sobre as críticas a Passos Coelho e a vida depois da política: "Um ex-governante não pode dar aulas, não pode trabalhar numa grande consultora, muito menos numa empresa pública, era o que faltava, sequer numa privada, terá sido troca de favores. O que pode fazer?".
  • Laurinda Alves escreve sobre a dor de enviuvar: "Olho à minha volta e vejo que os que não se isolam nem se fecham para o mundo, os que se deixam ajudar e visitar, são aqueles que acolhem com realismo os altos e baixos que todos os lutos comportam".
  • Nuno Crato escreve sobre a morte de Estácio dos Reis: "Os seus amigos sentem orgulho de terem privado com um homem de excepção. Todos destacam, em primeiro lugar, as suas qualidades humanas, a sua disponibilidade, o seu otimismo e o seu gosto pelo diálogo".




Notícias surpreendentes
Ainda se fala de Óscares e se faz o balanço da noite de Hollywood. Primeiro porque houve um momento protagonizado por Jennifer Lawrence que surpreendeu toda a gente e se espalhou nas redes sociais; depois porque o Óscar de melhor actriz, ganho por Frances McDormand, foi roubado; e por fim porque o

Gilberto Gil vem tocar em Lisboa e no Porto ao lado de Gal Costa e Nando Reis em Trinca de Ases. E o Luís Freitas Branco falou com ele para saber o que é uma canção de Gilberto? Que mistérios esconde o baiano? Resposta desconcertante: “Estilo? Eu não tenho estilo, pego dos outros e transformo”.

Uma nova investigação revela que só deixámos de casar com os nossos próprios primos depois da Revolução Industrial. Os cientistas basearam-se na maior árvore genealógica do mundo: que inclui um ator.
António Costa é a figura da capa do 3º. aniversário da revista Cristina que sai amanhã para as bancas. O primeiro-ministro surge de gravata e lentes cor-de-rosa, ao lado da apresentadora da TVI, que também já entrevistou também Marcelo para a sua publicação. O conteúdo com Costa ainda não está disponível, mas promete mostrar "o homem para além do cargo".


Já tem o resumo da informação da manhã. Para a que vai marcar o resto do dia, basta ler o Observador. Digo-lhe já que esta tarde a Justiça brasileira decide o futuro de Lula e à noite há Liga dos Campeões (só para estar atento). 

Boa terça-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário