terça-feira, 6 de março de 2018

À Lupa | Os Israelitas e Palestinianos na dádiva de sangue

Para o apontamento de hoje escolhi um título que não é usual, os leitores vão compreender porque mais adiante, ora acompanhem o raciocínio:
- Ontem ao final do dia tive a oportunidade de me reunir com um companheiro de combate deste mundo que é a dádiva de sangue. A experiência daquele companheiro é mais avançada que a minha, porém assiste-nos pontos de vista convergentes, mas, divergimos noutros que nos deixam envolvidos num sentimento profundo de desconforto, quais Israelitas e Palestinianos na dádiva de sangue.
A ADASCA – Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro desde a sua fundação, mantém-se independente e assim deve continuar, embora seja do nosso conhecimento que tem um preço elevado a pagar.
A liberdade tem o seu preço, os seus riscos, as suas delicadezas, logo quem dela sabe tirar o melhor proveito dá o peito às balas dos inimigos, os tais que deambulam por ai de fato e gravata, pronunciando discursos balofos, defendendo interesses que a todos devia envergonhar, quando os dadores são prejudicados para doarem sangue, muitos deles nas empresas onde trabalham, outros nas entidades oficiais, como aconteceu recentemente com colegas da GNR de Aveiro.
Enquanto é apertado o cerco à ADASCA pela equipa de verificação de contas do IPST, outras gastam à tripa forra, porque estão protegidas pelo véu das federações. Umas são filhas da mãe enquanto outras são filhas p…
A experiência que temos granjeado no terreno, contactando com os dadores e ex-dadores de sangue, dá-nos uma segurança absoluta para continuarmos pelo caminho que escolhemos, escalando os obstáculos que nos são levantados com frequência.
Então, melhor que nem sempre a verdade é aquela que os nossos ouvidos registam, e que discursos são, por vezes, um simulacro do cenário criado em função das circunstâncias para agradar aos mesmos ouvintes presentes no auditório.
O rigor, a imparcialidade, a neutralidade que deviam constituir o breviário de quem toma as decisões administrativas, infelizmente deixaram de constar no código de conduta de alguns funcionários do IPST, em concreto no CST de Coimbra.
Todo o mundo conhece os confrontos entre Israelitas e Palestinianos, cenário de guerra que se mantém durante anos. Por muito caricato que possa parecer à primeira impressão, por cá no mundo da dádiva de sangue acontece o mesmo. Qual é o interesse que o IPST tem em manter o apoio financeiro às duas federações de dadores? O que uma faz que a outra não consegue fazer? Não é justo que sejam as associações federadas a sustentar as respectivas federações através de cotizações?
Às associações que trabalham no terreno com imensos sacrifícios aperta-se o garrote financeiro, enquanto para as federações são transferidos elevados milhares de euros que nem sequer são publicitados!
Porque razão deixou de estar disponível a lista onde constavam os valores de apoios atribuídos às associações e federações? O que há a esconder com este procedimento? Andamos por cá a ser enganados por quem? O IPST não deve tornar público os apoios que disponibiliza anualmente? Para que serve a exigência e a tão apregoada transparência?  
Entre Israelitas e Palestinianos qual deles é o melhor? Não são ambos os causadores do divisionismo que reina entre os dadores, e por sua vez entre as associações?
Estamos à beira de comemorar o Dia Nacional do Dador de Sangue, a 27 de Março, mas, essa comemoração destina-se a alguns dirigentes, chutando para uma distância brutal quem estende os braços: os dadores de sangue. Estes sim, contribuem para sustentar o sistema e os esquemas…
Este modelo provoca-me profunda indignação, senão mesmo um indescritível sentimento de revolta, dando a entender que os dadores só servem para abastecer os stocks dos centros regionais de sangue, como de objectos descartáveis se tratassem.
O que é que eu e o leitor não sabemos e não vemos sobre este assunto? Desses Israelitas e Palestinianos, eu estou fora! Desses Israelitas e Palestinianos eu quero distância.
RESPEITO precisa vir em primeiro lugar para quem doa o seu sangue!
Não procures esconder nada; o tempo vê, escuta e revela tudo. Sófocles.

J. Carlos
Director

_____________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário