terça-feira, 6 de março de 2018

Bruxelas retalia taxas de Trump. Importar t-shirts, whiskey e motas dos EUA vai ficar mais caro

Bruxelas está a preparar uma lista de bens para os quais pretende agravar as tarifas de importação com origem nos EUA. Valores poderão rondar os 25%.
A União Europeia demonstra querer responder à altura à imposição de tarifas sobre a importação de aço e alumínio por parte dos EUA. Bruxelas estará a preparar uma lista de alguns bens originários dos EUA para os quais pretende agravar as tarifas de importação, de acordo com a Bloomberg, que se baseia num documento da Comissão Europeia a que teve acesso. Nessa lista estarão incluídos, por exemplo, t-shirts, whiskey, motas, barcos ou aço.
De acordo com uma fonte da Bloomberg, a Comissão Europeia poderá colocar uma taxa alfandegária de 25%, tendo como alvo um total de 2,8 mil milhões de euros em importações de alguns produtos dos EUA.
A lista de retaliação da UE visa as importações dos EUA de camisas, jeans, cosméticos, outros bens de consumo, como motos e barcos de recreioavaliadas em cerca de mil milhões de euros. Mas também importações de sumo de laranja, whiskey, milho e outros produtos agrícolas que totalizam 951 milhões de euros, bem como aço e outros produtos industriais no valor de 854 milhões de euros.
Esta resposta da UE acontece numa altura em que a Europa revela preocupação face à posição protecionista da administração de Donald Trump relativamente ao comércio internacional. Ao criar essa listagem de produtos para os quais pretende aplicar uma tarifa de 25% nas importações, a UE pretende assim enviar uma mensagem ao governo dos EUA acerca do potencial impacto negativo que poderá ter sobre a economia norte-americana.
Já na semana passada, Bruxelas disse que iria considerar a possibilidade de vir a impor tarifas de “salvaguarda”. A lista hoje conhecida parece confirmar essa intenção.
Fonte: eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário