Foi disputada, na tarde de Domingo, em Albergaria-a-Velha, a final do Torneio Cinquentenário APA 1968-2018.
No magnifico pavilhão municipal local, foram várias as pessoas que, vindas de vários pontos da região, assistiram a um bom jogo de hóquei em patins. Apesar da superioridade demonstrada pela equipa de Oliveira de Azeméis, a equipa de Santa Maria da Feira, que milita na 3ª Divisão, "bateu o patim" até aos instantes iniciais do segundo tempo.
De referir que, menos de 24h antes, o Clube Académico da Feira tinha conseguido o apuramento para esta final, após afastar, no desempate por grandes penalidades, a equipa do Hóquei Académico de Cambra (8-6).
O Clube Académico da Feira foi mesmo a primeira equipa a marcar, de grande penalidade, aos 5min (1-0). A UD Oliveirense empatou e deu mesmo a volta ao marcador, mas bem perto do intervalo, a equipa fogaceira conseguiu empatar (2-2).
Enquanto os "craques" do hóquei em patins descansavam nos balneários, o publico presente no Municipal foi brindado com uma exibição de Patinagem Artística, outra das modalidades que está agora a "nascer" no Clube de Albergaria.
Após o intervalo, o equilíbrio manteve-se por algum tempo: a Oliveirense desempatou logo aos 5min da 2ª parte (2-3), mas a cerca de 12 minutos para o final da partida, a defesa do Académico da Feira cedeu à pressão da Oliveirense, que conseguiu marcar quatro golos em pouco mais de três minutos (2-7).
Até ao final da partida, as duas equipas jogaram de forma mais espontânea, fazendo com que surgissem mais alguns golos, que compuseram o resultado final, favorável à UD Oliveirense: 4-9.
Após o apito final, a Direcção da Associação de Patinagem de Aveiro procedeu à entrega dos magníficos troféus alusivos a este Torneio Cinquentenário APA às duas equipas presentes na final, e ainda aos representantes de outros clubes que se fizeram representar: AD Sanjoanense e ACR Pessegueiro do Vouga, bem como aos árbitros que dirigiram o encontro.
O Clube de Albergaria e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, que gentilmente cederam o Pavilhão Municipal e coadjuvaram na organização desta final, também foram homenageados pela Direcção da Associação de Patinagem de Aveiro.
Esta trata-se da primeira iniciativa da Direcção da APA, havendo, ao longo dos próximos meses, outros eventos associados a esta efeméride.