O ano de 2018 que se aproxima do seu términus, fica marcado pela quantidade de festividades em que a Banda participou, que decorreram durante todos os antecedentes meses.
Apesar de já ser um hábito essa constante actividade, para além dos ensaios semanais, o calendário festivo ainda não terminou, faltando cumprir os diversos contratos agendados para Novembro (Jubileu das Almas) e Dezembro (Festas e concertos).
Neste contexto festivo, no próximo fim-de-semana a Banda de Santana irá actuar em Espanha. Assim, no sábado dia 27 do corrente a partida de Santana está marcada para as 06H45, rumando até às fronteiras de Valença-Tui. Já em terras dos nuestros hermanos, o aconchego para o estômago está previsto para as 12H30 em Castrelo. Depois da recepção que será efectuada pelo Alcalde do Ayuntamiento de Cambados, nessa tarde haverá lugar a visitas a lugares emblemáticos da região, sem descurar a passagem por alguns locais onde se produz o famoso Vino Albariño, uma vez que essa região é tida como a capital desse néctar dos deuses.
De acordo com a mitologia greco-romana, o néctar dos deuses além de trazer felicidade, igualmente traz à memória a boa comida e recorda o gosto das boas lembranças da vida. Neste pressuposto, será um “regresso ao passado”, visto que a Banda de Santana já lá se deslocou no passado dia 14 de Outubro de 2001, indo participar no X Festival que a Banda de Música de Castrelo organizou. Ainda no sábado depois do repasto, haverá lugar à diversão nas instalações da Banda de Castrelo para a comitiva portuguesa, extensiva aos músicos espanhóis e seus familiares.
Depois do ensaio geral, a manhã de domingo está reservada para um passeio num Catamaran para visitar os viveiros de marisco e logicamente degustar desses crustáceos. Pelas 15H00 haverá lugar a um desfile em Castrelo pelas duas Bandas, seguindo-se os concertos individuais no Colexio Público de Castrelo. Depois destes, iremos assistir à interpretação de alguns temas musicais executados individualmente e em conjunto com executantes de gaitas de foles de ambos os países. Após os concertos, lanche e das despedidas, rumamos até Santana.
Este intercâmbio musical que ultrapassa as fronteiras nacionais, serve para levar umpedaço da nossa cultura musical e dos hábitos e costumes desta nossa região. Refira-se que este projecto internacional teve o incentivo da direcção, maestro, músicos e seus familiares, contando com o incondicional apoio de alguns sócios e amigos da colectividade, Junta de Freguesia e do Município da Figueira da Foz.
Revivendo amizades, visualizando paisagens (já)conhecidas e sobretudo espalhando a arte sónica noutros países, esta permuta transformar-se-á num fim de semana repleto de nostalgia, espectáculo e de marcas ibéricas, pretendendo-se que sejam bem cimentadas e escritas com letras douradas.
Francisco Manuel Relva Pereira – Maestro da Banda de Santana
Fonte: Mira Online
___________________