terça-feira, 23 de outubro de 2018

Comandante da PSP do Porto elogia “profissionalismo” de agentes na detenção de três foragidos

O superintendente Paulo Lucas escreveu um texto em que enaltece a "dedicação e o profissionalismo" de todos os elementos policiais que contribuíram para a detenção dos suspeitos.
O comandante da PSP do Porto, o superintendente Paulo Lucas, considera que "é da mais elementar justiça enaltecer o esforço, a dedicação e o profissionalismo" de todos os agentes que participaram na captura dos três assaltantes que fugiram do Tribunal de Instrução Criminal.
Num post publicado na página do Comando Metropolitano do Porto no Facebook,Paulo Lucas nunca menciona o inquérito desencadeado depois da divulgação das imagens dos suspeitos, e que foi amplamente criticada pelo poder político e, inclusive, por Marcelo Rebelo de Sousa.
“ Como é do conhecimento público, no passado dia 16 de outubro, este Comando Metropolitano, através da sua Divisão de Investigação Criminal, desencadeou uma operação policial no âmbito de uma investigação delegada pelo DIAP do Porto, que permitiu desmantelar uma organização criminal que visava o roubo de residências.
Na sequência da apresentação judicial a primeiro interrogatório dos arguidos detidos e da subsequente aplicação da medida de coação de prisão preventiva a três dos suspeitos, os mesmos lograram uma fuga das instalações do Tribunal, sendo novamente recapturados num hiato temporal inferior a 24 horas.
A complexidade da investigação, o grau de violência empregue sobre as vítimas, na sua maioria de idade bastante avançada, e o elevado alarme social gerado pelas circunstâncias descritas, exigiu por parte de todos os elementos policiais envolvidos uma grande dinâmica, elevado empenho e sério compromisso sem o qual não seria possível alcançar o objetivo final de toda a operação, no caso, devolver a tranquilidade pública à comunidade que servimos.
Por tudo o atrás aludido considero da mais elementar justiça enaltecer o esforço, a dedicação e o profissionalismo demonstrados por todos os elementos policiais que, direta ou indiretamente, contribuíram para o objetivo final.
O Comandante
Paulo Lucas
Superintendente-chefe ”
O superintendente explica que "a complexidade da investigação, o grau de violência empregue sobre as vítimas, na sua maioria de idade bastante avançada, e o elevado alarme social gerado pelas circunstâncias descritas, exigiu por parte de todos os elementos policiais envolvidos uma grande dinâmica, elevado empenho e sério compromisso sem o qual não seria possível alcançar o objetivo final de toda a operação."
Na quinta-feira, os três suspeitos de dezenas de furtos a idosos no Grande Porto fugiram do TIC, depois de o juiz de instrução decretar prisão preventiva. Os três homens, dois irmãos gémeos e o sobrinho, acabaram por ser detidos na sexta-feira, em Gondomar. Em sua posse tinham mais de 40 mil euros em notas de 500 e, segundo informaram posteriormente as autoridades, preparavam-se para fugir do país.
Logo depois da operação policial, vários órgãos de comunicação social divulgaram imagens do momento da detenção dos três suspeitos, o que provocou a abertura de um inquérito por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário