terça-feira, 23 de outubro de 2018

Luís Filipe Marcão vai lançar o livro de poesia “Travessia do Tempo Ágil”






O escritor reguenguense Luís Filipe Marcão vai lançar no dia 27 de outubro, às 16h, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, o livro de poesia “Travessia do Tempo Ágil”, que será publicado pela Editora Narrativa. Neste livro de Luís Filipe Marcão, identifica-se no seu estilo a ligação do Homem com a natureza, numa força telúrica que o leva para a terra, nomeadamente para o Alentejo, região que lhe tem inspirado muitos poemas.

O autor refere que “a terra surge como um espaço de realização do ser humano ou como ligação ao sagrado, como mãe de onde germina a semente”. Encontramos assim na sua escrita uma alusão ao próprio ato de escrever poesia, da criação do poema e nas referências a autores e a literatura.

Luís Filipe Marcão diz que no livro “Travessia do Tempo Ágil” existe “um fio condutor nos poemas, facilmente identificativo através da escolha precisa de palavras com a mesma incidência. A ligação à escrita começa e rapidamente se torna numa ligação ao povo, a uma narração, a uma memória”.

O primeiro livro do autor, “Poemas sem Algemas”, foi publicado em 1984. Seguiram-se outros títulos, nomeadamente “Misseis da Paz”, “Do Silêncio ao Biombo das Palavras”, “Uma Gaivota que debica a Madrugada”, “Até à Lua Nova”, “No Remanso das Palavras Inquietas”, “Retratos de Vida” e “Fragmentos do mesmo Chão.

Luis Filipe Marcão é natural de Reguengos de Monsaraz, onde nasceu em 12 de fevereiro de 1956. Foi professor e bancário, ao mesmo tempo que se ocupava com os versos e a escrita.

O escritor alcançou alguns prémios em iniciativas culturais, como em 1984 quando recebeu três menções honrosas nos “Encontros de Poesia de Vila Viçosa”. No ano passado venceu o Prémio Literário António Gaspar Serrano na modalidade de poesia, instituído pela Junta de Freguesia de Pombal, com a obra “Fragmentos do mesmo Chão”.

Luís Filipe Marcão compôs ainda as letras das músicas “Varanda do Alqueva”, “Hino ao Alentejo” e “Ao Cair da Tarde” que foram editadas em CD pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário