quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

360º- Rússia, amantes e outros casos com que os democratas vão apertar o cerco a Trump; e a marca histórica da China ao aterrar no lado oculto da Lua

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Trump dormiu a sua última noite de tranquilidade política nos EUA. A partir de hoje, o cerco vai apertar-se. A Câmara dos Representantes passa para as mãos dos democratas, retirando aos republicanos o controlo de um dos três principais órgãos de soberania do país. E o alvo a abater  é o presidente: a oposição promete investigá-lo a fundo: desde a Rússia até às amantes. O João de Almeida Dias explica caso a caso o que daí pode resultar.

Para começar, os democratas querem obrigar  os candidatos à presidência dos EUA a divulgarem todos os impostos pagos, para que Donald Trump possa finalmente mostrar as suas declarações fiscais dos últimos dez anos. E o presidente faz braço-de-ferro em relação ao orçamento, mantendo-se assim o shutdown dos serviços federais que já dura há 12 dias. Pelo meio, prossegue uma acesa discussão com Mitt Romney.




Outra informação relevante 
O Movimento Europa e Liberdade (MEL) quer pensar numa “alternativa para um outro ciclo político” que fuja à “esquerdização” do regime. E é com este objectivo que se vai reunir na Culturgest nos dias 10 e 11. Problema: a convenção, uma espécie de Aula Magna do centro-direita que pretendia juntar forças políticas que não se revejam na atual "geringonça", contará com Cristas, Santana, críticos do actual PSD e até alguns socialistas. Mas Seguro cancelou. E Rio nem respondeu.

Mário Centeno deu uma entrevista ao telejornal da RTP. O ministro das Finanças falou durante 17 minutos, a maior parte do tempo sobre a distinção que a revista Banker do Finantial Times lhe atribuiu de "ministro das Finanças do ano” da Europa. O que sobrou foi para garantir uma "solução para os professores responsável, financeiramente robusta e passível de ser cumprida", mas "sem pôr em causa o futuro".



O número de empregos vagos em Portugal está a aumentar. Segundo dados do ministério do Trabalho ao Correio da Manhã, há 30 mil vagas de trabalho sem candidatos.

Marcelo esteve ontem em Brasília com Bolsonaro naquilo a que chamou uma “reunião de irmãos”. A maior novidade do encontro foi a de que o novo Presidente do Brasil poderá visitar Portugal no final deste ano.

Inês de Medeiros saiu em defesa dos deputados numa entrevista ao Público e à Renascença. A actual presidente da Câmara de Almada, que em tempos se viu ela própria envolvida na polémica das viagens subsidiadas pela AR quando vivia em Paris, lamentou que haja "deputados que não têm direito a nada, nem sequer a um fundo de desemprego”.


O Sindicato dos Estivadores entregou um novo pré-aviso de greve de seis mesesA paralisação vai realizar-se nos portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal (Madeira), Ponta Delgada e Praia da Vitória (Açores) a partir do dia 16 e até 1 de Julho.

Em França, foi detido em Paris um dos principais instigadores do movimento ‘coletes amarelos’

Em Espanha, a extrema-direita do Vox ameaça não apoiar governo regional da Andaluzia se PP e Ciudadanos mantiverem as medidas contra violência de género no seu programa.

Foram divulgadas pela primeira vez imagens do antes de depois do Anak Krakatoao vulcão que provocou o tsunami na Indonésia.

A primeira grande contratação do mercado de inverno custou 64 milhões ao Chelsea mas o Dortmund só o liberta no verãoPulisic nasceu nos Estados Unidos, viveu um ano em Inglaterra, sempre preferiu o soccer ao football e mudou-se de vez aos 16 anos.

Os nossos Especiais

Há uma nova técnica promissora no combate ao cancro: usar células doadas por estranhosÉ uma equipa portuguesa que a está a desenvolver, ainda está a dar os primeiros passos, mas os resultados têm sido encorajadores. A Vera Novais explica.

A nossa opinião
  • Miguel Pinheiro escreve "Marcelo e os nossos queridos “populistas”": "O discurso do Presidente da República foi um alerta contra os "extremismos" que podem vir aí ou contra os "extremismos" que já estão cá dentro? Eu não tenho dúvidas (mas há quem tenha)".
  • Helena Garrido escreve "O Presidente e o fantasma da crise": "O Presidente da República mostrou preocupação com o futuro do País. Os riscos que corremos ainda são elevados, os problemas mais graves podem ser visíveis quando estivermos a caminho das presidenciais".
  • Celso Costa escreve "Competências transversais e o futuro da Educação": "Precisamos de criar condições para que a abordagem dos conteúdos programáticos seja feita de forma relevante, útil, prática e cativante, trazendo um novo posicionamento do professor".
    Notícias surpreendentes 
    O destaque das estreias no cinema desta semana é também um adeus. Robert Redford despede-se dos filmes com “O Cavalheiro com Arma”, quase 60 anos após o seu primeiro papel. O Eurico de Barros dá-lhe (a ele e ao filme) 5 estrelas. Tem ainda estas outras opções.


    Cerca de cinco milhões de mulheres indianas deram as mãos e formaram muro de 620 km pela igualdade de géneroQuerem abolir a regra que as proíbe de entrar em monumentos religiosos por serem menstruadas.



    Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


    Boa quinta-feira 
    (e uma boa nova para os fãs de Bob Dylan: o Nobel-cantor está de volta a Portugal para um concerto — mas apenas no Coliseu do Porto — a 1 de maio)
    Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
    no Facebook no Twitter por e-mail
    Leia as últimas
    em observador.pt
    ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
    ©2019 Observador On Time, S.A.
    Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

    --------------------------------------


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário