quarta-feira, 14 de abril de 2021

Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra: Invasora Fallopia japonica é tema de webinar



No âmbito dos trabalhos do recém-formado "Grupo de Trabalho Fallopia", de que faz parte o Centro de Ecologia Funcional, incluindo elementos da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (DCV-UC), decorre amanhã, entre as 11h00 e as 12h00, o webinar "Fallopia japonica: vamos travar esta invasão".

Aprender a reconhecer a Fallopia japonica ou sanguinária-do-Japão, assim como saber o que fazer e o que não fazer, de forma a tentar conter a sua expansão, são os objetivos deste webinar. Esta é uma das plantas invasoras com mais potencial para causar prejuízos graves, tanto em termos económicos (danifica infraestruturas como estradas, passeios, paredes; interfere e entope canalizações, esgotos, etc.) como ambientais (é uma ameaça grave à biodiversidade, por exemplo, em zonas ribeirinhas) sendo também das plantas mais difíceis de controlar (mais difícil do que as conhecidas acácias ou háqueas).
No entanto, e apesar de estar listada no DL 92/2019, esta planta invasora é ainda muito desconhecida entre decisores, técnicos e cidadãos em geral. A gravidade da situação levou à criação recente de um Grupo de trabalho focado nesta espécie, que inclui além das entidades envolvidas neste webinar, entidades como as Infraestruturas de Portugal, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Ascendi, várias Comunidades Intermunicipais, etc.

São oradoras no webinar Hélia Marchante, professora da ESAC e investigadora do CEF, e Elizabete Marchante, investigadora deste mesmo centro de investigação e membro do DCV.

A iniciativa é dirigida em especial a dirigentes e técnicos de autarquias, de empresas florestais, de gestão de vegetação, de gestão de infraestruturas lineares, mas está aberta a todos os interessados na temática através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87859596745?pwd=VXZxaTRIelMrNWNiaFVVWVJYT2ZIdz09.

Mais informação em: https://www.invasoras.pt/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário