quarta-feira, 14 de abril de 2021

Figueiró dos Vinhos | Vereador do PSD, Eng.º Filipe Silva, contra o encerramento das urgências no hospital dos Covões

 Urgências dos Covões encerradas no período noturno 

O Eng.º. Filipe Silva voltou, hoje, na reunião de câmara, a insurgir-se contra o encerramento do serviço de urgências dos Covões no período noturno e a reclamar uma clara definição estratégica para o Hospital dos Covões como Hospital central e a manifestar a sua solidariedade para com os seus profissionais e utentes.


Declaração Política


O encerramento do serviço de urgência noturno do Hospital dos Covões e o desmantelamento do Hospital

 

O Serviço de Urgência do Hospital dos Covões voltou a encerrar a partir do dia de 6 abril no período noturno, entre as 22h00 e as 09h00, naquele que consideramos tratar-se de mais um ataque para o desmantelamento do Hospital dos Covões. É de facto muita ironia que esta notícia seja conhecida na véspera do dia Mundial da Saúde que se comemorou a 7 de abril.

Este é, pois, mais um escândalo que pode colocar em causa o direito à saúde da população que este Hospital serve, nomeadamente a da margem esquerda do Mondego em que se insere Figueiró dos Vinhos. É, ainda, uma decisão gravosa de desqualificação dos Covões, que foi o hospital de referência na região relacionado com o combate ao Covid-19 e à crise pandémica a ele associado.

Este encerramento retoma a estratégia de desvalorização deste hospital levada a cabo pelo poder socialista instalado em Coimbra e no país. Que se espanta, mas nada faz numa hipocrisia de lágrimas de crocodilo, quando na verdade os decisores são socialistas. O governo é PS, o primeiro-ministro é PS, a ministra da saúde é PS, o Secretário de Estado é PS, o presidente da câmara é PS, … e por aí adiante.   Sejamos claros. O Hospital dos Covões só não se mantém como um Hospital de referência na região e com todos os serviços necessários ao cabal cumprimento da sua missão porque o PS não quer.

Este encerramento representa mais uma dura machadada no SNS, na cidade de Coimbra e na região onde se insere Figueiró dos Vinhos, que como todos sabemos os Covões tem sido ao longo dos anos o Hospital de referência para acolher os cidadãos do nosso concelho.

O Partido Social Democrata entende, também, que não há qualquer justificação válida para o encerramento destes serviços, que só vêm agravar os já sobrecarregados HUC na resposta aos cuidados intensivos e ao serviço de urgência necessários na região e enfraquecer a capacidade e a qualidade de resposta daquela unidade Hospitalar prejudicando os seus profissionais e as populações que serve, entre as quais nos inserimos.

Não esquecemos que em tempo de pandemia, o Hospital dos Covões demonstrou altos padrões de qualidade e competência no combate ao COVID-19, fruto da dedicação e profissionalismo dos seus médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.

Não é a primeira vez que nos manifestamos contra a perda de valências dos Covões, pela devolução da autonomia ao Hospital e pelo direito ao acesso a cuidados de saúde de qualidade. Temo-lo feito por diversas vezes, quer nas reuniões do executivo, quer na Assembleia Municipal e fá-lo-emos sempre que necessário.

Neste sentido o Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos repudia, mais uma vez, qualquer tentativa de desmantelamento e perda de valências do Hospital dos Covões, reclama uma clara definição estratégica para o Hospital dos Covões como outro Hospital central e manifesta a sua solidariedade para com os seus profissionais e utentes.


Figueiró dos vinhos, 14 de abril de 2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário