quarta-feira, 14 de abril de 2021

Ministério da Agricultura mantém apoios a pastor que perdeu 68 cabras atingidas por relâmpago


Nota do Ministério da Agricultura, divulgada esta quarta-feira, trata o caso como sendo de "força maior". Em causa está um incidente que envolveu um relâmpago que matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, na semana passada.

O Ministério da Agricultura anunciou, esta quarta-feira, que o caso da morte de 68 cabras de raça Bravia no concelho de Arcos de Valdevez está a ser tratado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) no âmbito dos regimes de ajuda aos produtores agrícolas e pecuários, como um caso de “força maior”.

Em causa está um incidente que envolveu um relâmpago que matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, no passado dia 9 de abril.

“Este regime determina que a redução do efetivo de caprinos do produtor em causa não resultará em qualquer tipo de penalização no pagamento das ajudas a que se candidatou, nomeadamente na atribuição do Prémio para ovinos e caprinos, no apoio à Manutenção de Raças Autóctones e no apoio à Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas”, lê-se na nota divulgada pelo gabinete da ministra da Agricultura.

O Ministério diz que tem estado “em contacto permanente com o produtor e com as autoridades locais, mostrando disponibilidade para prestar todo o apoio que se revele necessário”.

Dario Gonçalves de Lima tem 53 anos, "uma vida inteira" dedicada à criação e pastoreio e pela primeira vez "viu o terror" passar pelos montes de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, e matar-lhe 68 cabras de raça bravia.

"Isto é um terror. Contado não tem jeito. Só mesmo visto. Nunca ouvi falar de uma coisa destas. Sou pastor desde criança e nunca ouvir falar de coisa igual. Hoje vieram aqui pessoas com mais de 80 anos para verem o que me aconteceu e também nunca tinham visto tal coisa", contou, na altura, à agência Lusa Dario Lima.

Ainda abalado, o pastor do distrito de Viana do Castelo foi dizendo, por entre alguns soluços de comoção que mal conseguia travar, que não sabia explicar como se tinha passado aquele "terror".

"Começou a escurecer muito, senti dois raios muito fortes, começou a cair pedraço e encostei-me a uma pedra. O rebanho, com cerca de 350 cabras, estava a 100 metros de mim. Quando me apercebo, vejo duas cabras atordoadas, a cambalear, não se seguravam. Olhei para lado e estava tudo morto, 68 cabras", apontou.

Fonte: RR / Sofia Freitas Moreira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário