segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

“À MESA TAMBÉM SE CANTA” NA MARINHA GRANDE

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai promover um Show Cooking, no Parque da Cerca, e um Concerto, na Igreja Paroquial, no próximo domingo, 19 de dezembro (domingo), pelas 11h00 e 16h00, respetivamente, no âmbito do projeto “À mesa também se canta”.

“À mesa também se canta!” é um projeto em rede de abrangência intermunicipal que se destina a promover os valores gastronómicos, culturais e naturais dos territórios da Marinha Grande, Caldas da Rainha e Bombarral.

Trata-se igualmente de um projeto inovador que pretende dar a conhecer e integrar o património edificado, natural e cultural, tradições, artistas, gastronomia, monumentos, jardins, museus, entre outros, não só aos visitantes que se esperam, como também a todos aqueles que através de plataformas digitais poderão ter contacto com este projeto divulgando-se assim a imagem das 3 regiões.

Durante toda a nossa infância ouvimos dizer que à mesa não se canta! Na verdade, esta é uma frase repetida ao longo de gerações, porque todas as crianças, com a sua alegria natural têm o hábito de cantar simplesmente porque são felizes!
A vida quotidiana traz à grande maioria das pessoas uma necessidade de seguir padrões de comportamento que não se compadecem com a possibilidade de cantar à mesa, mas será que à mesa não se canta? No nosso entender sim! Desde que devidamente contextualizado.

“À Mesa também se canta” é um projeto co-financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo FEDER.

19 de dezembro de 2021 I 11h00
À MESA TAMBÉM SE CANTA I Show Cooking com Chef Américo dos Santos (Belcanto) Parque da Cerca - Tenda Fábrica das Tradições  | Marinha Grande 60 min aproximado
M/3

Sinopse:
Em cada um dos territórios existe a confeção de um doce tradicional de cada um dos territórios, pelo Chef Américo Santos (Belcanto).

Chef Américo dos Santos
Com os sentidos muito apurados, Américo cedo descobriu que o seu futuro estaria ligado à culinária, tendo feito o primeiro bolo aos seis anos, no seu próprio aniversário!

O percurso académico desde cedo enalteceu os seus dotes de liderança, partilha e meticulosidade. Frequentou a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) – Núcleo da Feira, donde é natural, uma experiência que lhe permitiu consolidar todos os conhecimentos necessários para poder dar asas às suas criações.

Na memória estão-lhe os estágios na Pousada Monte de Santa Luzia (Viana do Castelo) e no Vidago Palace Hotel, onde se viu pela primeira vez em cozinhas profissionais, lado a lado com Chefs, sub-Chefs e panelas…

Depois de ter feito carreira no restaurante Quarentae4, em Matosinhos, do conceituado Chef Pedro Nunes, onde a carta de sobremesas era de sua assinatura, mudou-se para o lisboeta Belcanto (duas estrelas Michelin), do Chef Avillez.

Curioso por natureza, vanguardista por convicção, o jovem Chef Pasteleiro é dos que parte à descoberta do potencial de cada alimento. E depois há os vinhos, outra das áreas que sempre lhe despertaram interesse.

Desde 2010 que se dedica à realização de Show Cookings, seminários e provas especiais. Os eventos mais emblemáticos em que participou realizaram-se no Canadá - o Festival Internacional de Gastronomia de Montreal - e no Brasil, a Semana Mesa de São Paulo.
Américo pertence à nova geração de Chefs portugueses, e é, sem dúvida, um nome associado ao bom gosto e ao requinte.

Bilhetes:
Entrada gratuita mediante a lotação do espaço

Informação adicional:
- Uso de máscara obrigatório;
- Respeite o distanciamento físico e a sinalização do espaço;

19 de dezembro de 2021 I 16h00
Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário - Marinha Grande
À MESA TAMBÉM SE CANTA I CONCERTO “DOCES CANÇÕES DE INVERNO”
Sónia Santos |  Luisa Oliveira | Projectos de vida Sénior da Marinha Grande
60 min aproximado
M/3

Sinopse:
“Doces Canções de Inverno” é o mote para espetáculos a acontecer nas principais Igrejas/Capelas de cada um dos Municípios.
O concerto a ter lugar na Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, na Marinha Grande, tem por mote o facto de, no séc. XIV, sendo Bispo de Leiria D. Pedro de Castilho (reinado de Filipe II de Castela), os moradores terem pedido ao seu chefe espiritual que lhes permitisse erguer uma capelinha sob a égide de Nossa Senhora do Rosário, o que lhes foi concedido.
Em 1600 passou à categoria de Paróquia. A primeira igreja, edificada em 1590, foi posteriormente demolida em 1804, para reedificação de uma de maior dimensão, que também foi demolida em 1969, por se tornar pequena. Projetada por António Diniz Baroseiro Júnior, a nova igreja foi inaugurada a 8 de dezembro de 1971.

Sónia Santos (Cantora)
Luisa Oliveira (Cantora Soprano)
Projectos de vida Sénior da Marinha Grande (Coro)

Bilhetes:
Entrada gratuita mediante a lotação do espaço

Informação adicional:
- Uso de máscara obrigatório;
- Respeite o distanciamento físico e a sinalização do espaço;

Informações sobre o projeto “À Mesa também se canta”: www.amesatambemsecanta.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário