segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa lança iniciativa "A peça em destaque do trimestre"


O objetivo é divulgar as peças mais representativas que albergam os museus das dezoito localidades que compõem a Rede e que, por sua vez, são representativas das comemorações locais. Todas as terças-feiras será publicada nas redes sociais uma peça com uma descrição dos destaques da instituição.

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa lança a iniciativa "A peça em destaque do trimestre" que nasce com o objetivo de divulgar as peças mais representativas que albergam os Museus da Páscoa existentes nesta rede europeia.

São muitos os espaços incluídos nesta Rede que, de forma permanente, mostram ao mundo a tradição da Semana Santa com o objectivo de proteger o património e divulgá-lo publicamente. Estes espaços são um reflexo fiel de que a presença da Semana Santa dura ao longo de todo o ano, muito para além das datas da sua celebração anual, e apresenta-se como uma atração turística de grande profundidade que reúne uma multiplicidade de visitantes cativados por esta riqueza cultural.


Em todas eles, há numerosas peças que foram preservadas ao longo dos séculos e que representam a idiossincrasia destas tradições herdadas de geração em geração. Esculturas, pinturas, bordados, túnicas ou peças de ourivesaria serão algumas das peças que se destacarão todas as semanas, através das redes sociais da Rede Europeia (Facebook e Instagram).

Os museus que participam nesta iniciativa são: a Casa da Irmandade Ecce-Homo de Alcalá la Real; o Museu de Arte Sacra da Irmandade do Bom Fim de Cabra; o Museu da Irmandade Sacramental de San Gil de Écija; a Irmandade do Amor e da Paz de Lucena, a Casa da Irmandade do Museu de Nosso Pai Jesus da Coluna e Maria Sagrada da Esperança de Lucena; a exposição permanente da Semana Santa em Puente Genil; Museu do Bordado do Paso Blanco de Lorca; Museu da Semana Santa de Orihuela; e Exposição Permanente da Semana Santa do Viveiro; Museu da Semana Santa de Caltanissetta em Itália; e ainda o Museu Skofja Loka, na Eslovénia.

Mais sobre a Rede Europeia

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro em Lugo.

Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário