sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Carnaval de Buarcos espera “enchente” histórica

Com um recinto limitado a 10 mil lugares no domingo e na terça-feira, a organização do Carnaval de Buarcos espera que o evento esgote rapidamente.

O volume de solicitações e a atenção dos media locais e nacionais levam a ACBFF a antever uma enchente histórica, mas o Plano de Contingência e Segurança do evento, aprovado em plena emergência COVID 19, não prevê o aumento do recinto ou da capacidade do espaço.

A ACBFF adotou medidas adicionais para o evento, nomeadamente com um aumento do número de bilheteiras, que serão este ano distribuídas desta forma:

Ponte Galante (entrada Sul) - 3 bilheteiras (apenas Domingo e Terça-feira);

Rua dos Pescadores – 3 bilheteiras;

Buarcos (entrada Norte) – 8 bilheteiras;

Pontos de venda adicionais (em actualização):

FozPlaza (Domingo e Terça-feira);

Tabacaria Chouco (Domingo e Terça-feira);

Tabacaria Satélite (Domingo e Terça-feira);

Quiosque Praça 8 de Maio (Domingo e Terça-feira);

 Horário de Venda de Bilhetes:

Sábado (bilheteiras Buarcos Rua dos Pescadores) 17h30:

Domingo e Terça-feira: das 10 às 17 horas;

Em directo a partir do recinto vão estar pelo menos dois canais nacionais de televisão, além de vários órgãos de comunicação social que transmitem via Facebook e dos próprios meios de comunicação do Carnaval de Buarcos 2022.

O Plano de Segurança e Contingência do Evento, aprovado em pleno período de emergência Covid 19, prevê uma lotação de 10 mil lugares para todo o espaço disponível. Registou-se ainda um aumento do número de lugares sentados em bancada, que passaram agora para 700, com acesso livre por ordem de chegada. O uso de máscara é fortemente recomendado.

O Carnaval de Buarcos/ Figueira da Foz recuperou este ano uma das suas mais antigas tradições e delega a sua mais elevada representação a cidadãos com reconhecida participação não apenas carnavalesca, mas também cívica e associativa.

Helena Ferreira, a conhecida carteira figueirense, foi a Rainha escolhida.

Já Carlos Simpatia é um nome menos habitual nestas andanças carnavalescas, mas aceitou com “grande entusiasmo” o convite da Câmara Municipal da Figueira da Foz para assumir o trono em 2022.

A ACBFF convidou para padrinhos deste Carnaval duas reconhecidas figuras do meio associativo e carnavalesco. A madrinha, Cristina Félix, é uma “ilustre buarqueira” com muitos anos de participação associativa, e o padrinho é outra figura absolutamente incontornável do meio folião e popular da cidade, Carlos Certo.

Com esta equipa de soberanos e de padrinhos, a edição de 2022 do Carnaval de Buarcos aposta num sólido regresso às origens e à forte vocação de envolvimento popular.

Este ano, o Carnaval sai à rua “em defesa das Artes”, um tema que pretende homenagear a resiliência do meio artístico, tão afectado pelo confinamento ditado pela crise pandémica.

Para dar mais cor aos dias cinzentos que se viveram nos últimos anos, a organização - partilhada entre a CMFF e a ACBFF - aposta num desfile de grande qualidade, num recinto ao ar livre onde deverão ser observadas todas as regras de segurança ainda em vigor.

No dia 26, sábado à noite, será a vez das três escolas de samba apresentarem pela primeira vez o trabalho e os enredos deste ano, a partir das 21h30.

No domingo, dia 27 e na terça feira dia 1 de Março realizam-se então os grandes corsos carnavalescos, que contam com a participação de cinco grupos, três escolas de samba e o tradicional carro da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, num total de cerca de um milhar de desfilantes.

Os ingressos custam 2€ para o desfile nocturno e 5€ para domingo e terça feira, e a lotação do recinto está limitada a 10 mil pessoas, sendo previsível que esgote rapidamente por se tratar do único desfile de Carnaval na região e um dos poucos a nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário