sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Pombal: Casa Varela irá manter a matriz de centro de experimentação artística

 O presidente da Câmara Municipal de Pombal garantiu a continuidade do projeto da Casa Varela mantendo a matriz de Centro de Experimentação Artística, de referência nacional e internacional. “Esta Casa irá manter-se de portas abertas para novos desafios, novos projetos, novas oportunidades, sendo mais um passo na afirmação de Pombal como cidade moderna e dinâmica”, disse.

Pedro Pimpão falava, na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, durante um encontro com a Comunicação Social para apresentar um balanço dos primeiros meses de funcionamento daquele espaço cultural da cidade. A iniciativa serviu também para dirigir um agradecimento público a Filipe Eusébio, que cessou funções, a seu pedido, de diretor artístico da Casa Varela, tendo o presidente da Câmara destacado a sua “dedicação, entusiasmo e profissionalismo” que empenhou na sua missão que se desenvolveu num “contexto muito exigente” devido à pandemia Covid-19.

Entre novembro de 2020 e janeiro de 2022, a Casa Varela acolheu 36 projetos, 23 presenciais e 13 virtuais (13 projetos externos e 22 a partir de propostas de pombalenses) envolvendo 80 criadores: quatro artistas internacionais, 26 artistas nacionais e 50 locais.

Pedro Pimpão fez um “balanço muito positivo” do trabalho desenvolvido, convicto que foi lançada uma “semente que se transformará numa árvore, que está já a dar os primeiros de muitos frutos”. “Vamos dar continuidade a este projeto, aprofundar, consolidar, fazer mais e melhor, com novas dinâmicas, mas mantendo a matriz de centro de experimentação artística”, sublinhou.

A Casa Varela está instalada num edificado que remonta aos anos 30 do século passado, projetado pelo arquiteto Ernesto Korrodi para servir de habitação familiar. No entanto, durante décadas teve múltiplas funções, tendo sido adquirido pelo Município de Pombal em 2011.

Após um processo de cuidada requalificação da Casa, este espaço cultural está apto para receber criadores nacionais e estrangeiros para desenvolver os seus trabalhos e desenvolver o seu caminho artístico. Uma estrutura flexível e modular, que presta apoio no caminho da profissionalização das artes no território concelhio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário