sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Plano Estratégico Ansião 2030 - Uma Visão Para o Futuro

Ansião está a construir, em estreita colaboração com a comunidade, o “Plano Estratégico Ansião 2030”, que visa definir a estratégia de desenvolvimento a seguir rumo a 2030.

O “Plano Estratégico Ansião 2030”, promovido pela Câmara Municipal de Ansião, pretende criar as bases para o desenvolvimento integrado e sustentável do concelho, através da definição de uma visão e estratégia a concretizar no horizonte 2030 e da identificação de iniciativas estruturantes capazes de orientar o planeamento estratégico de Ansião.
Pretendendo articular os objetivos de desenvolvimento sustentável, as diretrizes fixadas ao nível europeu, nacional e regional para o próximo ciclo de programação estrutural 2030 e as especificidades locais, o Plano Estratégico desenvolve-se em três fases, que integram o diagnóstico prospetivo conducente à construção de um retrato do território e das suas especificidades; a visão e estratégia, com vista à identificação de metas e prioridades que se assumam como centrais para o desenvolvimento de Ansião; e a orientação operacional, que passa pela identificação de iniciativas estruturantes que viabilizem a estratégia.

O desenvolvimento deste plano assenta num processo dinâmico de auscultação, participação e envolvimento dos atores locais, tendo já decorrido sessões de trabalho e entrevistas individuais a diversos agentes, nomeadamente residentes, empresários, forças políticas, entre outros intervenientes. A metodologia seguida tem permitido identificar e criar consenso em torno das principais tendências, oportunidades e desafios de futuro para o concelho de Ansião.

Neste âmbito, decorreram, no passado dia 22 de fevereiro, no Centro de Negócios de Ansião, várias sessões de trabalho com um conjunto de participantes que integraram três focus groups, na abordagem a temas como “Competitividade Económica e Empresarial”, “Turismo e Recursos Endógenos” e “Coesão Social e Qualidade de Vida”.

Este Plano Estratégico é promovido numa situação social e económica particular, marcada não só pelo impacto pandémico, mas também pelo acelerar de tendências de desenvolvimento e da necessidade de promover novas políticas públicas.

Para tal, o Município de Ansião pretende estruturar um quadro coerente de propostas que visam promover o bem‑estar dos munícipes e a prosperidade económica do concelho a longo prazo, em paralelo com o olhar para as potencialidades e desafios específicos do território, considerando, igualmente, o contexto de articulação regional de centralidade geográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário