sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Incubadora da ESA procura startups. Tem 50 mil euros para cada projeto


Startups podem desenvolver os seus projetos com tecnologia espacial ou para aplicação no mercado espacial, a incubar nos Açores e em Coimbra.

O ESA Business Incubation Centre (ESA BIC) Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), tem abertas candidaturas para startups com projetos de negócio que usem tecnologia e dados da indústria espacial em aplicações terrestres ou que explorem tecnologia não espacial no mercado espacial. As empresas selecionadas contam com um incentivo financeiro de 50 mil euros cada uma. As candidaturas estão abertas até ao dia 8 de março em https://space.ipn.pt/.

Nesta call, que conta com o apoio da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, da PTSpace - Agência Espacial Portuguesa e da Universidade de Coimbra, serão selecionados projetos que poderão desenvolver o seu trabalho nos Açores ou em Coimbra, em quatro incubadoras da rede ESA BIC Portugal: INCUBA+ (Santa Maria, Açores); NONAGON (São Miguel, Açores), TERRINOV (Terceira, Açores) e Instituto Pedro Nunes (Coimbra).
Além do incentivo financeiro para trabalharem no protótipo, desenvolvimento de produto e gestão e proteção da propriedade intelectual, as empresas selecionadas terão 80 horas de apoio técnico e empresarial para desenvolverem os seus negócios.

O ESA BIC Portugal conta atualmente com uma rede de 15 incubadoras em todo o território nacional, incluindo os Açores e a Madeira, que presta apoio a empresas que integrem tecnologia espacial em aplicações terrestres, em áreas como a saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana, mas também empresas que pretendem entrar no mercado espacial comercial.

Em sete anos, o ESA BIC Portugal já incubou 47 empresas que integram tecnologia espacial em aplicações terrestres, levando à criação de cerca de 150 novos empregos, com um volume de negócios total de cerca de 4,9 milhões de euros e uma capacidade de exportação de mais de 1,4 milhões de euros.

Em 2014, o Instituto Pedro Nunes tornou-se o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia (ESA), entre os 21 centros existentes na Europa, a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA: o ESA BIC Portugal, a Rede de Parceiros de Inovação para Transferência de Tecnologia (Innovation Partners Network) e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações (ESA Business Applications).

Nenhum comentário:

Postar um comentário