sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Mudança de planos: Afinal, a Rússia foi afastada do Festival Eurovisão

Emissora pública ucraniana apelou à organização que excluísse a Rússia do 66.º Festival Eurovisão da Canção, na sequência da invasão russa ao país.

Afinal, a Rússia não vai participar no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em maio, em Itália, anunciou a União Europeia de Radiodifusão (UER).

"A UER anunciou que nenhum artista russo participará do Festival Eurovisão da Canção deste ano", refere a organização, em comunicado.

O conselho executivo da União Europeia de Radiodifusão "tomou a decisão seguindo uma recomendação do órgão diretivo do Festival Eurovisão, o Grupo de Referência, com base nas regras do evento e nos valores da UER".

"A decisão reflete a preocupação de que, à luz da crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão de uma entrada russa no concurso deste ano traria descrédito à competição", refere a organização.

Antes de tomar a decisão de afastar a Rússia do concurso deste ano, o conselho executivo da UER consultou os membros da organização.

Esta sexta-feira, foi noticiado que a canção russa poderia participar no Festival da Eurovisão, mas a organização veio agora esclarecer a situação de forma oficial.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

Na quarta-feira, a emissora pública da Ucrânia, numa carta aberta, apelou à UER para que exclua a estação pública da Rússia da União Europeia de Radiodifusão, apelidando-a de "porta-voz do Kremlin e uma peça chave da propaganda política financiada pelo Orçamento do Estado russo".

Na mesma carta, a UA:PBC pedia que a Rússia fosse excluída do 66.º Festival Eurovisão da Canção.

Nesta sexta-feira, a emissora AVROTROS, dos Países Baixos, coorganizadora do Festival Eurovisão da Canção no ano passado, fez um apelo semelhante.

RR/Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário